saude na escola

Nessa quinta-feira (13 de novembro), o Programa Saúde na Escola (PSE) realizou uma ação com os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria Thétis Nunes, localizada no bairro América. O objetivo foi avaliar a saúde bucal e nutricional, além de realizar atividades educativas para mais de 50 estudantes. A ação contou com a parceria dos enfermeiros do Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (Provab), dos estudantes de Nutrição da Faculdade Estácio de Sergipe (Fase) e dos estudantes de odontologia da Universidade Tiradentes (Unit).

Segundo a professora de odontologia da Unit, Isabela Brandão, essa parceria com a Secretaria da Saúde é muito importante. ?Os 104 alunos de odontologia da Unit estão realizando atividades com o PSE e essa parceria é muito boa para avaliar a situação de risco da saúde bucal das crianças. Muitos estudantes necessitam de tratamento odontológico e não sabem porque não procuram um dentista desde cedo. Além de realizar os exames, estamos orientando aos alunos a comparecer na Unidade de Saúde para realizar uma consulta odontológica. Geralmente na fase da adolescência existe muita resistência em ir ao dentista, mas nessa escola a aceitação para realizar os exames foi excelente e estamos satisfeitos com o resultado?, destaca.

A professora do curso de Nutrição da Fase, Jamile Costa, explicou que o importante é mostrar aos alunos os principais cuidados com a alimentação. ?Nós já fizemos a avaliação nutricional com a maioria dos alunos e estamos realizando a intervenção de educação nutricional. O objetivo é observar os riscos de obesidade ou desnutrição, orientando eles para evitar os desvios nutricionais. Como são alunos entre 11 e 17 anos, as atividades são bem dinâmicas, baseadas em perguntas e respostas onde cada um fala um pouco sobre higiene, alimentação, atividade física, obesidade e também sobre as dietas da moda?, diz.

De acordo com Laíse Félix, enfermeira do Provab, o programa atua em várias escolas em parcerias com as unidades de saúde para melhorar a saúde dos estudantes. ?A USF Adel Nunes é que atende os alunos dessa escola e com a colaboração dos estudantes de Nutrição e de Odontologia estamos examinando e orientando os adolescentes. A ação de hoje é voltada para avaliação antropométrica, para medir o peso e a altura dos alunos, e também para avaliar a saúde bucal e nutricional. A partir da próxima semana os profissionais da USF Adel Nunes também participarão da ação, para realizar avaliação oftalmológica e atualizar os cartões de vacina?, ressalta.

Hellen Vitória dos Santos, 11 anos, é aluna do 5º ano e gostou da orientação sobre a saúde da boca. ?Eu acho muito importante os cuidados com os dentes. Como eu tenho um dente mole e demorei para arrancar, recebi orientação para procurar um dentista na Unidade de Saúde. Gostei das informações sobre como cuidar da minha boca e também de como cuidar da minha alimentação?, afirma a estudante.

Fonte: SECOM Aracaju


Responsive image

Responsive image

Nada foi encontrado


Responsive image
Responsive image