Efeitos positivos do café

Considerado um estimulante, a depender do tipo de grau e da forma de torrar, ele pode possuir também compostos, como ferro, potássio, proteínas, gorduras, entre outros

cafec
Ele foi moeda em grandes negociações do passado, elegeu e derrubou líderes e foi inspiração para grandes ideias da humanidade. O café, cujo berço está lá na Etiópia, ganhou o mundo e conquistou xícaras de diferentes culturas, raças, credos. No meio de tanta diversidade, é natural que ele tenha recebido as mais variadas interpretações, receitas e modos de preparo.

Segundo o IBGE, através do estudo ?Análise do Consumo Alimentar Pessoal no Brasil?, o café lidera o topo da lista entre os alimentos mais consumidos pelo brasileiro com 215,1g, seguido do feijão (182,9g), arroz (160,3g), sucos (145,0g), refrigerantes (94,7g) e carne bovina (63,2g). Mesmo assim, para a maioria dos brasileiros, café é coisa para o início do dia ? daí obviamente o nome ?café da manhã? em vez de ?desjejum? ? ou então algo para oferecer às visitas. Isso se dar a lenda de que consumir café demais faz mal. De fato, qualquer alimento consumido de forma exagerada é prejudicial à saúde.

Mas o pó perfumado e forte que se compra em qualquer supermercado tem muito mais empregos do que já se imaginou e vai muito além da mais conhecida cafeína. Estima-se que o grão de café torrado contenha mais de 2 mil compostos químicos ? entre eles, ferro, zinco, potássio, magnésio, aminoácidos, proteínas, gorduras e açúcares. Esta composição pode variar de acordo com a espécie do café (arábica é a mais comum e a robusta é a mais rica em cafeína), qualidade do grão, tipo de processamento, grau de torra e moagem, modo de preparo (filtro, expresso, cafeteira, fervida, etc.) e a quanto tempo ele foi preparado.

Além do liquido quente, o café é aplicado em bolos, doces, tortas, pratos salgadas e inúmeras formas diferenciadas de bebida. Nesta edição, ensinamos uma deliciosa sobremesa preparada com pó de café e outros ingredientes fácies de encontrar em supermercados: Pudim de Café com Calda de Chocolate. Bom apetite!

Receita da Semana

PUDIM DE CAFE
Pudim de Café com Calda de Chocolate

INGREDIENTES

Calda: *1/2 xícara (chá) de açúcar refinado *3 colheres (sopa) de chocolate em pó *1/2 xícara de água
Pudim: *1 1/2 litro de leite *2 latas de leite condensado *6 ovos *2 colheres (sopa) de café solúvel

MODO DE PREPARO


1. Calda: em uma fôrma de pudim, coloque o açúcar e deixe queimar ligeiramente. Acrescente 1/2 xícara de água e o chocolate. Deixe ferver até formar uma calda não muito grossa, e reserve até esfriar.
2. Pudim: No liquidificador, bata o leite, o leite condensado, os ovos e o café.
Coloque a mistura na fôrma com a calda, cubra com papel alumínio e leve ao forno em banho-maria, por uma hora e meia, em temperatura média.
3. Retire do fogo e deixe esfriar, depois coloque sobre a chama do fogo pra derreter um pouco da calda e poder desenformar. Leve à geladeira até o momento de servir.

Harmonização

vinho1010

O Graham’s 10 years Old é um Tawny elaborado com uma impressionante seleção de vinhos reserva, envelhecidos 10 anos em média. Produzido na região do Porto, em Portugal, é um vinho complexo e elegante, com o exuberante frutado que é a marca registrada do produtor Graham’s. Extremamente macio na boca, possui um ótimo bouquet e um longo final. Encorpado, é indicado para beber após a refeição. Temperatura de serviço indicada é de 14 a 16ºC.




Responsive image

Responsive image

Responsive image

Responsive image
Responsive image