Benefícios do coco
Além das diversas proteínas e vitaminas, o fruto confere mais sabor aos pratos

cocoo

Tente imaginar uma praia paradisíaca sem coqueiro. Difícil, não é mesmo? E a culinária brasileira, principalmente a nordestina, sem coco? Sem graça, concorda? O coco realça o sabor dos alimentos e é excelente no preparo de bebidas, pratos doces e salgados, substituindo com vantagem nozes e amêndoas nos diferentes tipos de receitas.

De origem asiática, o coco é cultivado no Brasil, sendo os maiores produtores os estados de Pernambuco, Maranhão, Piauí, Amazonas e Bahia. Seu período de safra vai de janeiro a julho. Apesar de existirem inúmeras espécies da fruta, a mais conhecida é o coco-da-baía. Esse é rico em proteínas, gorduras, vitaminas A, B1, B2, B5 e C, potássio, sódio, fósforo, cloro e fibras. Como benefício ao organismo atua como diurético e ainda é indicado em situações de diarreia, vômitos, câimbras, dor de cabeça, problema cardíaco, pressão alta e desidratação. Também hidrata a pele, diminui o colesterol, combate a verminose, controla a pressão arterial, repõe energia, depura o sangue, diminui febre e auxilia no tratamento de úlcera estomacal.

Para conservá-lo, depois de descascado, guarde-o na geladeira, bem coberto. Use-o dentro de cinco a sete dias. Ralado, pode ser congelado sem problemas em sacos hermeticamente fechados, sem ar.

Apesar de apresentar características diferentes, o fruto pode ser consumido verde ou maduro. Quando?verde, tem bastante água (conhecida como água-de-coco) e a polpa é branca e de consistência gelatinosa, que pode ser ingerida com o auxílio de uma colher para raspá-la. Já o fruto maduro tem?pouca água?e é ingrediente indispensável em receitas, como cocada, tapioca, moquecas de camarão e peixe, bolos, tortas, bobó de camarão, comidas juninas e docinhos de festas. Enfim, em pratos tão diversos quanto saborosos. Mas atenção, o coco é calórico e, por isso, deve ser consumido com cautela.

Confira a seguir uma receita de Pudim de Coco. Prático, leve e delicioso, ele agrada crianças e adultos. Com certeza, será sucesso no almoço em família de domingo.


Receita da Semana

pudim
Pudim de coco

INGREDIENTES

*1 pão francês
* 3/4 xícara (chá) de adoçante em pó
*2 e ½ xícaras (chá) de leite desnatado
*1 garrafa pequena de leite de coco light
*1 pacote de flan diet (qualquer sabor)

MODO DE PREAPRO

1. Bata todos os ingredientes no liquidificador.
2. Coloque em uma panela, leve ao fogo mexendo sempre até ferver.
3. Coloque numa fôrma caramelizada e leve à geladeira até ficar consistente.
4. Sirva em taças individuais

Harmonização

vinho2561
Delicado e muito aromático, Vallontano é um espumante de muito apelo e grande tipicidade. É elaborado na região do Vale dos Vinhedos/ Sul do Brasil, com uva 100% Moscatel. Leve e delicadamente adocicado, é um espumante perfeito para acompanhar aperitivos, bolos e sobremesas, inclusive as preparadas com frutas. Possui teor alcoólico de 8,2%. Temperatura de serviço indicada entre 7 a 9ºC.


Responsive image

Responsive image

Responsive image

Responsive image
Responsive image