Iogurte: poderoso alimento

Aliado da saúde, beleza e bem estar, pode ser consumido em todos os momentos do dia.

yougurte

O Iogurte é um dos alimentos com mais nutrientes. Para o dia a dia ou para uma saudável dieta, ele deve marcar presença. Seu valor nutricional é bastante semelhante ao leite, sendo, portanto, uma excelente fonte de cálcio, proteínas, fósforo e vitaminas de complexo B.

Por conter fermentos lácteos, o iogurte aumenta a imunidade, auxilia na reconstrução da flora intestinal após diarréias ou tratamentos com antibióticos, e é bem aceito por crianças com intolerância à lactose. Pode ser indicado nos casos de osteoporose e para mulheres que precisa repor o cálcio no período da menopausa.

Fabricado e consumido há séculos nos Bálcãs, na Turquia e na Índia, chegou à Europa e ao Brasil no século passado, mas precisamente na década de 20. Sua divulgação entre nós, embora relativamente recente, foi brilhante. No início, sua preparação era muito diferente da que conhecemos hoje. O leite de vaca, ovelha ou bufão era fervido durante muito tempo e depois despejado em um jarro de barro, onde era fermentado naturalmente. De sabor exageradamente amargo, era visto também como um complemento medicinal.

Encontrado nas versões natural, integral e desnatado, o iogurte é fácil de ser preparado e armazenado, além de ser de fácil consumo. A única coisa que o Iogurte lhe pode exigir é um simples frigorífico para se manter conservado, e nada mais do que isso.

Na culinária, o iogurte é uma boa opção para substituir o creme de leite nas preparações de molhos, cremes, recheios de bolos e musses, tornando-se ideal para quem quiser se manter em forma sem abrir mão do sabor. Um dos pratos mais conhecidos que o utilizam como ingrediente é o tandoori, pasta elaborada com iogurte, alho e curry, perfeita para temperar carnes e aves.

Porém, nós vamos um pouco mais adiante e passamos aqui dicas de como se preparar uma deliciosa sobremesa: Pudim de Iogurte com Calda de Morango. É delicioso. Experimente!

Receita da Semana

pudim de you
Pudim de Iogurte com Calda de Morango

INGREDIENTES

Pudim: *1 lata de leite condensado *1 lata de leite (a mesma do leite condensado) *1 lata de leite de iogurte natural (a mesma do leite condensado) *3 ovos

Calda forma: *Glucosa Calda cobertura: *2 xícaras (chá) de geleia de morango *300ml de água 3 colheres (sopa) de açúcar de confeiteiro

MODO DE PREPARO

1. Para o pudim, bata no liquidificador todos os ingredientes.

2. Coloque numa forma com furo central, mas antes unte com uma calda de açúcar (numa panela, derreta o açúcar até ficar dourado. Junte a água e deixe ferver).

3. Leve para assar em banho-maria por 40 minutos em forno médio.

4. Depois de tirar do fogo, deixe esfriar um pouco e leve para gelar. Depois de uma hora tire da geladeira e desenforme numa travessa.

5. Para a calda, coloque todos os ingredientes numa panela e leve ao fogo por 10 minutos até encorpar. Cubra o pudim e leve para gelar.

Rendimento: 10 porções

Harmonização


um belo vinho
Ótimo e fresco Sauvignon Blanc elaborado por Viña Montes, um dos maiores nomes do Chile. Mostra um apetitoso bouquet de notas cítricas. No palato é fresco e envolvente. Branco seco, possui corpo médio e 12,4% teor alcoólico. Temperatura ideal de serviço de 7 a 9ºC. Combina com peixe leves, frutos do mar e aperitivo.


Responsive image

Responsive image

Responsive image

Responsive image
Responsive image