Do tempo da vovó
Prático e gostoso, o pudim é uma sobremesa que faz sucesso há diferentes gerações

foto principal

O pudim pode ser definido como uma iguaria constituída por farinha, ovos e açúcar, cozida no forno, com ou sem recheio. Mas ele é, certamente, muito mais que isso. Quem não fica com água na boca ao lembrar daquele pudim de leite que a mãe ou avó fazia? Daqueles almoços em família que a gente ficava só esperando a sobremesa, quando era servido um delicioso pudim com bastante calda.

De origem portuguesa, como todos os doces feitos com muitos ovos, a receita se expandiu e agradou o paladar de muitos no mundo inteiro. Além de se tornar extremamente popular, o pudim ganhou novas derivações: chocolate, frutas…Tem para todos os gostos.

No Brasil, onde é muito apreciada, a sobremesa incorporou os produtos da nossa terra, como coco e mandioca. Em nossas criações, temos o típico pudim de pão – muito comum na cozinha mineira, é uma excelente maneira de aproveitar o pão amanhecido – e o pudim de claras, que aproveita o que sobrou dos ovos do quindim ou da ambrosia. Para quem deseja ir mais além, tem os inusitados pudins de milho verde ou pudim de aipim e abacaxi.

A preparação não é difícil. Uma boa dica para o sucesso dessa receita é bater os ingredientes no liquidificador por mais tempo, assim ficará mais aerado. Tradicionalmente, eles são assados em banho-maria (fôrma colocada dentro de um recipiente com água para ir ao forno ou ao fogo) e geralmente ganham caldas de açúcar queimado ou de frutas. No forno, o pudim estará pronto quando estiver dourado e firme. Preste atenção para não ficar muito duro, ele ainda vai ganhar consistência ao esfriar.

O pudim é uma excelente sobremesa para pequenos e grandes eventos. Portanto, segue aqui uma dica para o seu caderno de receitas: Pudim de Iogurte com Calda de Morango. Embora seja um pouco mais sofisticada, ela é bem simples de fazer. Boa sorte!

Receita da Semana

receita-pudim-de-bis
Pudim de laranja com raspas de chocoalte

INGREDIENTES

*4 ovos *1 lata de leite condensado *1 lata de suco de laranja (a mesma lata do leite condensado) *01 colher (chá) de baunilha *3 colheres (sopa) de açúcar *Raspas de chocolate

MODO DE PREPARO

1. Aqueça o forno a 180ºC.

2. No liquidificador, bata os ovos, o leite condensando e o suco de laranja até formar uma mistura homogênea.

3. Coloque numa forma com furo central, mas antes unte com uma calda de açúcar (numa panela, derreta o açúcar até ficar dourado. Junte a água e deixe ferver). Leve para assar em banho-maria por 40 minutos em forno médio.

4. Depois de tirar do fogo, deixe esfriar um pouco e leve para gelar. Depois de 30 minutos tire da geladeira e desenforme numa travessa.

5. Decore com geleia de laranja e lascas de chocolate.


Rendimento:
10 porções

Harmonização


vinho 203

Saboroso, aromático e fresco, com ótima presença no palato. Estilo marcante, mas limpo e sem madeira. Chardonnay é uma criação da Vinícola Vallontano, localizada na Região dos Vinhedos, no Rio Grande do Sul. É um branco seco, mas de corpo leve, com teor alcoólico de 12,5% Vol. Sua temperatura de serviço ideal é de 9 a 11ºC. Combina com peixes, frutos do mar e sobremesas leves, especialmente as preparadas com frutas. Custo médio de R$ 46.


Responsive image

Responsive image

Nada foi encontrado


Responsive image
Responsive image