Torne o produto mais saúdavel acrescentnado ervas aromáticas, sementes, azeitonas e mais fibras

foto principal

Quem gosta de cozinhar nem precisa mais ir na padaria, porque fazer pão em casa é fácil e existem muitas opções de preparo

Quem resiste ao cheiro de um pão quentinho? Estrela da nossa mesa, ele está presente nas refeições desde o café da manhã até o jantar, especialmente quando precisamos de mais praticidade. O pão faz parte da cultura de muitos povos e tem um significado importante em várias religiões.

É estimado que o pão tenha surgido na Mesopotâmia juntamente com o cultivo do trigo milhares de anos a.C.. Porém, o pão só se popularizou mesmo na França, no século 17. No Brasil, o consumo desse alimento só ganhou força depois do século 19. Até então, eram consumidos, em grande quantidade, a farinha de mandioca e o biju. Com a chegada dos italianos, no início do século 20, a atividade de panificação se expandiu e o produto passou a ser essencial na mesa do brasileiro. Hoje encontramos uma variedade incrível de pães, dentre eles, francês, doce, ciabatta, integral e italiano.

Nutricionalmente o pão pertence ao grupo dos cereais e é um fornecedor nato de minerais, vitaminas do complexo B, fibras e hidratos de carbono de absorção lenta. Não é por acaso que este alimento está na mesa na primeira refeição e ao longo do dia. Esta composição ajuda a regularizar os níveis de açúcar no sangue, auxilia o trânsito intestinal e garante a sensação de saciedade prolongada.

Reconhecendo estes benefícios, não custa imaginar que se adicionarmos outros ingredientes ? cebola, especiarias, ervas aromáticas, azeitonas ? conseguimos ingerir um pão nutricionalmente ainda mais completo, saboroso e adaptar o seu consumo aos diferentes ocasiões. O mito de que o pão engorda ainda paira na cabeça de muitas pessoas. Todavia, importa lembrar que o que aumenta as calorias de uma refeição não é o pão, por si só, mas a forma como este é consumido.

O fato é que quentinho, o nosso pão francês tem uma aroma incomparável e é perfeito para receber uma camada de manteiga ou de queijo e o que mais a criatividade do brasileiro desejar. Isso sem contar as inúmeras preparações que se pode fazer com esse tipo de pão: de saborosas tortas salgadas a pudins, brusquetas, sanduiches e as doces rabanadas que marcam presença em nossas mesas na época de Natal. Com pão a sua criatividade é o limite!

RECEITA DA SEMANA

Pudim de pão com leite condensado

foto receita 1

INGREDIENTES

CALDA:

*1 xícara (chá) de açúcar

*1/2 xícara (chá) de água fervente

PUDIM:

*3 pãezinhos franceses

*3 ovos

*1 lata de leite condensado

*2 vezes essa medida (da lata) de leite

*1/2 xícara (chá) de açúcar

*1 colher (sopa) de manteiga

MODO DE PREPARO

1. Calda: Coloque o açúcar em uma panela e leve ao fogo baixo deixando derreter lentamente. Quando estiver bem dourado, junte a água fervente e mexa. Deixe ferver até dissolver completamente. Com essa calda, caramelize uma fôrma para pudim (23 cm de diâmetro) e reserve.

2. Pudim:Bata todos os ingredientes no liquidificador e despeje na fôrma.

3.Leve ao forno médio (180ºC), preaquecido, em banho-maria, e asse por aproximadamente 1 hora e 30 minutos.

4.Espere esfriar e leve à geladeira. Desenforme para servir.

Preparo: Rápido (até 30 minutos)
Dificuldade: Fácil

HARMONIZAÇÃO

Vinho

Altano branco, vinho seco, produzido em Portugal.

Espero vocês na próxima semana queridos!

Até lá,

Osanilde Oliveira


Responsive image

Responsive image

Responsive image

Responsive image
Responsive image