Saboroso, o legume pode ser servido como acompanhamento, entrada, prato principal e até no lanche

batataO período de safra da batata vai de janeiro a junho

Se tem ingrediente que pode ser considerado ?pau para toda obra?, este é a batata. Tudo pode ser feito, desde apenas cozinhá-la em água com sal até receitas um pouco mais incrementadas. Todas muito fáceis! Ninguém precisa se matar no fogão e cozinhar vira um grande prazer. O seu sabor característico também agrada facilmente, sendo sucesso mais do que garantido em qualquer versão.

O tipo mais comum de batata é a inglesa, vendida nos supermercados. Ela se divide em subtipos com tamanhos diferentes, mas todos têm qualidades nutricionais semelhantes. E há ainda outras espécies que, apesar de pertencerem a famílias distintas, são parecidas no formato e nas virtudes nutricionais. É o caso da batata-doce.

A batata é rica em carboidratos, mas também possui grande fonte de energia, sais minerais, vitamina C e, em pequenas quantidades, vitaminas do Complexo B. Quando crua e ralada combate infecções, picadas de insetos e quaisquer irritações da pele. Rodelas de batata crua sobre a testa eliminam dores de cabeça. Mas apesar de todos esses benefícios, se consumida em quantidade excessiva, ela provoca obstrução do ventre e dilatação do estômago. Por isso, o ideal é não combiná-la com outras fontes, a exemplo do macarrão, a mistura fica muito calórica. Cuidado também com os molhos e os complementos, capazes de torná-la ainda mais ?gorda?, assim como o modo de preparo.

Não é necessário descascar as batatas antes de passá-las pelo espremedor. É na casca da batata que se concentram 100% da fibra e do potássio, importantes para a digestão e o metabolismo dos carboidratos e das proteínas. Além do mais, a casca da batata assada é tão gostosa quanto o miolo. Ponha um pouquinho de sal e prove.

De grande aplicabilidade na culinária pode ser saboreada cozida, frita, assada, em saladas diversas, no preparo de massa ou compondo guarnições imprescindíveis às refeições. Os pratos mais saudáveis são os preparados com a batata cozida ou assada. As batatas fritas, apesar de saborosas, absorvem muita gordura, o que torna sua digestão lenta e difícil. Depois de todas essas dicas, que tal aproveitar suas batatas com uma receita pra lá de saborosa? A dica de hoje é um ?Purê de batata com bacon e ricota?. Prove!

Receita da Semana

Purê de batatas com bacon e ricota

receita

INGREDIENTES

*700g de batatas, descascadas e cortadas em pedaços

*100g de bacon, cortado em pedaços pequenos *1 cebola picada *1/2 colher (sopa) de azeite

*200g de ricota amassada *3/4 xícara (chá) de leite a quantidade de leite vai variar conforme a consistência desejada)

*Sal a gosto

*Queijo parmesão a gosto.

MODO DE PREPARO

1. Cozinhe as batatas. Em paralelo, refogue a cebola com o azeite até ela estar transparente. Frite o bacon, retire excesso da gordura e reserve.

2. Depois das batatas estarem cozidas, amasse-as e misture a ricota, o leite, a cebola, o bacon e acerte o sal.

3. Coloque o purê em um refratário, salpique com queijo parmesão e leve ao fornopreaquecido a 200°C até o queijo estar gratinado.

4. Sirva em seguida.

Harmonização

vinho

Montes Cabernet Sauvignon exibe aromas e sabores típicos da casta, com fruta marcante e um elegante toque de carvalho, no melhor estilo dos bons vinhos chilenos.

Até a próxima semana!!!

Abraços,

Osanilde Oliveira.


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