Dicas para um piquenique
Aproveite a estação das flores para fazer refeições práticas e saborosas ao ar livre

foto principal 1

O menu do piquenique deve ser repleto de comidinhas gostosas e práticas de preparar, afinal o intuito do passeio e descansar e curtir o momento.

Um dos maiores símbolos da confraternização em ambientes abertos é o piquenique. Na Gastronomia & Variedades desta semana daremos algumas dicas para você aproveitar a estação das flores ao ar livre, junto com a família e os amigos em volta da mesa posta sob um toldo ou à sombra de uma árvore amiga. Churrasco no jardim, piquenique no campo ou na praia, pôr-de-sol no terraço ou petisqueira à beira da piscina, tudo pode ser previsto e acompanhado de receitas indicadas e saborosas.

Para um piquenique, o prático acima de tudo! Comece prendendo à asa do cesto o saca-rolha e o descapsulador. O sal e pimenta devem ir também, mas em pequenos recipientes seguros. Pratos e copos de papel ou de plástico colorido, leves e inquebráveis são os mais indicados.

As malas térmicas conservam lindamente, por algumas horas, a manteiga, os queijos, as frutas e os pratos preparados. Não se esqueça de separar um saco isotérmico e os sacos térmicos conservadores de temperatura ? eles são ótimos para manter os cubos de gelo regados com água gasosa para não se colarem. Os sumos e a água mineral que retirou do frigorifico mantém-se bem frescos se embrulhar as respectivas latas ou garrafas em papel de alumínio.

Quanto à comida, sanduíches naturais preparados com tomate, queijos, fiambre e saladas são ótimas opções. Pãezinhos, patês, bolos, fatias de queijos, pizzas, tartes salgados, ovos cozidos para descascar e frutas que não sejam demasiado frágeis também podem ser levados para o passeio. As saladas de tudo, para acompanhamento ou prato principal, que se temperam no local são ideais e todo mundo gosta. Leve em separado os molhos já preparados, dentro de frascos bem vedados.

Para ajudá-los a organizar o seu piquenique, indicamos uma Quiche de Abobrinha e Queijo. Embora demorada, a receita é leve, fácil de preparar e muito gostosa. E por fim, separe uma garrafa de vinho para acompanhar. Um ótimo passeio!

Receita da Semana

QUICHE DE ABOBRINHA E QUEIJO

foto receita

INGREDIENTES

MASSA:

*2 xícaras (chá) de farinha de trigo

*3 colheres (sopa) de azeite

*1 colher (chá) de sal

*1 colher (sopa) de gergelim torrado

*½ xícara (chá) de água

RECHEIO:

*1 xícara (chá) de ricota esfarelada

*1 xícara (chá) de parmesão ralado

*2 abobrinhas pequenas cortadas em tiras

*4 ovos grandes

*1 xícara (chá) de leite

*Sal e pimenta calabresa seca a gosto

*2 colheres (sopa) de farinha de rosca

*1 colher (chá) de folhas de tomilho ou cheiro-verde picado

MODO DE PREPARO

1. Massa: misture os ingredientes em uma tigela e junte a água aos poucos até a massa ficar homogênea. Coloque em um saco plástico e leve à geladeira por 30 minutos. Abra a massa em uma forma com fundo removível de 25 cm e forre toda a massa com papel-alumínio. Leve ao forno, preaquecido em temperatura média, por dez minutos.

2. Recheio: misture todos os ingredientes e ponha sobre a massa. Leve ao forno por 30 minutos ou até assar e dourar. Desenforme quente e sirva.

Beijos, até a próxima semana!

Osanilde Oliveira.


Responsive image

Responsive image

Responsive image

Responsive image
Responsive image