Leveza e elegância na medida certa

foto principal

O alho-poró conserva-se muito bem na gaveta da geladeira, depois de lavado e colocado em saco plástico

Conhecido desde a antiguidade pelos egípcios, gregos e romanos, o alho-porro (do português europeu) ou alho-poró (do português brasileiro), encontra-se atualmente difundido pelo mundo inteiro, com crescente popularização e consumo. Na Europa, é um dos símbolos do País de Gales, mas é a França que é considerada sua maior produtora. Vegetal que pertence à mesma família das cebolas, é também conhecido pelo termo alho-francês.

De sabor delicado, mais doce e suave do que a cebola e o alho, o alho-poró é bastante apreciado na cozinha francesa e muito usado em pratos de inverno ou em pratos clássicos: recheios de quiches e tortas, salteados, gratinados, molhos ou refogados de legumes. Esta deliciosa hortaliça pode ser utilizada crua ou cozida, fria (como em saladas) ou em pratos quentes.

Em vez de formar um bulbo arredondado, o alho-poró produz um longo cilindro de folhas encaixadas umas nas outras, esbranquiçadas na zona subterrânea, sendo esta a parte mais empregada nas receitas culinárias. Já as folhas verdes do alho poró são utilizadas em sopas, na decoração dos pratos e na confecção do bouquet garni, que aromatiza cozidos e guisados.

O alho-poró é rico em vitaminas A e C, potássio, cálcio, fósforo e carotenoides, e ainda tem potencial anti-inflamatório inibindo o crescimento de bactérias. Outra boa notícia: é rico em fibras, ajudando no trânsito intestinal e pobre em calorias (apenas 27 kcal por cada 100g). A hortaliça praticamente não tem contraindicações, com exceção das pessoas que precisam seguir dieta de baixo potássio. Mesmo assim, basta não consumir a parte verde crua, segundo os nutricionistas.

Na hora da compra, deve-se dar preferência aos que estão com folhas bem verdes e firmes, com a parte branca lisa e sem machucados. Ao manuseá-lo é sempre importante lavá-lo bem, pois suas folhas são muito unidas e podem guardar sujeira ou agrotóxicos.

Com um pouco de criatividade este belo ingrediente vai se transformar num delicioso prato de dar água na boca? Aproveite e veja a receita ao lado!

Receita da Semana

Quiche de Alho Poró

foto receita

INGREDIENTES

Massa:

*150g de manteiga gelada

*300g de farinha de trigo peneirada

*4 colheres (sopa) de água gelada

*Sal a gosto

Recheio:

*3 ovos

*200g de creme de leite

*200ml de leite de coco

*50g de queijo parmesão ralado

*3 talos de alho poró cortados em rodelas finas

*Noz moscada a gosto

*Sal e pimenta a gosto

*1 colher (sopa) de azeite

MODO DE PREPARO

1. Massa: coloque a farinha e o sal em um recipiente e adicione a manteiga cortada em cubos, misturando com um garfo ou com os dedos, até virar uma farofa. Adicione a água aos poucos e misture até obter uma massa homogênea, faça uma bola, embrulhe em plástico filme e deixe na geladeira por 20 minutos.

2. Recheio: em uma frigideira, aqueça o azeite e coloque o alho poró, deixe refogar por uns 3 minutos e acrescente o leite de coco. Cozinhe por 5 minutos. Deixe esfriar. Em uma vasilha bata bem os ovos e em seguida acrescente o parmesão, o creme de leite e os temperos. Por último adicione o alho poró refogado.

3. Preparando a quiche: abra a massa com um rolo, forre uma forma (de preferência com fundo removível) e faça alguns furinhos com um garfo. Aqueça o forno a 180ºC e dê uma pré-assada na massa por cerca de 7 minutos. Retire do forno coloque o recheio sobre a massa e asse à mesma temperatura por uns 45 minutos até dourar.

Harmonização

vinho

D?Alamel Merlot 2012, vinho tinto chileno, de corpo médio.

Nossa que delicia heim?! Aproveitem bastante e até a próxima semana!!!

Abraços,

Osanilde Oliveira.

1. Lave as berinjelas e corte-as em cubos. Em uma panela de pressão coloque os cubos de berinjela, azeite, orégano, 1 cebola em cubos, alho amassado. Misture tudo, feche a panela sem levar ao fogo e deixe descansar por 12 horas.
2. Passado 12 horas, abra a panela e acrescente a pimenta calabresa, e o sal a gosto. Leve ao fogo e deixe cozinhar em pressão por 5 minutos.
3. Espere sair a pressão naturalmente. Abra a panela e acrescente os pimentões cortados em cubos, a azeitona e a outra cebola em cubos e a salsa ou manjericão. Misture tudo, deixe esfriar.
4. Coloque em um vidro com tampa e conserve na geladeira.
Sugestão: Sirva com pão sírio, torradas ou pão francês.


Responsive image

Responsive image

Nada foi encontrado


Responsive image
Responsive image