Coco, tradição à mesa

Incorporado ao cardápio junino, o fruto dá um sabor especial as receitas

foto principal

O coco ralado reina absoluto entre os doces

Depois do milho, o coco é o ingrediente que mais aparece nas receitas juninas, principalmente nos doces. Canjica, pamonha, pé de moleque, cocada, bolo de milho, quindim, tudo pede coco. Já imaginou alguma dessas receitas sem esse fruto? Sem graça, concorda?

De origem asiática, o coco é cultivado no Brasil, sendo os maiores produtores os estados de Pernambuco, Maranhão, Piauí, Amazonas e Bahia. Seu período de safra vai de janeiro a julho. Apesar de existirem inúmeras espécies da fruta, a mais conhecida é o coco-da-baía. Esse é rico em proteínas, gorduras, vitaminas A, B1, B2, B5 e C, potássio, sódio, fósforo, cloro e fibras. Como benefício ao organismo atua como diurético e ainda é indicado em situações de diarréia, vômitos, câimbras, dor de cabeça, problema cardíaco, pressão alta e desidratação. Também hidrata a pele, diminui o colesterol, combate a verminose, controla a pressão arterial, repõe energia, depura o sangue, diminui febre e auxilia no tratamento de úlcera estomacal.

Para conservá-lo, depois de descascado, guarde-o na geladeira, bem coberto. Use-o dentro de cinco a sete dias. Ralado, pode ser congelado sem problemas em sacos hermeticamente fechados, sem ar.

Do coco tudo é aproveitável. A parte comestível são a polpa branca e a água, que podem ser consumidos quando a fruta ainda está verde ou depois de madura. Além das comidas juninas, o fruto está na cocada vendida nas ruas, na tapioca, nas moquecas de peixe, no bobó de camarão, nos docinhos de festa? Enfim, em pratos tão diversos quanto saborosos.

A seguir, uma receita que selecionamos para você incrementar o seu arraia de gostosuras: Quindim. Prático de fazer, a guloseima agrada crianças e adultos. E viva ao São João!

Receita da Semana

QUINDIM

foto receita 1

INGREDIENTES

*10 gemas

*50 g de coco ralado

*200 ml de leite de coco

*200 g de açúcar

*Mel (glucose de milho) para untar

MODO DE PREPARO

1. Separe as claras das gemas. Numa tigelinha separada, quebre um ovo de cada vez e verifique sempre se ele não está estragado. Vá colocando as gemas em uma vasilha. As claras não serão utilizadas nesta receita, mas você pode guardá-las para preparar um suspiro ou um pudim de claras.

2. Preaqueça o forno a 110°C (temperatura baixa). Unte com o mel uma fôrma com buraco no meio ou 12 forminhas individuais.

3. Na tigela maior onde estão as gemas, junte o açúcar, o leite de coco e o coco ralado. Misture delicadamente com uma colher. Não misture muito.

4. Transfira a mistura de gemas para forminhas untadas com mel e leve ao forno preaquecido para assar por, aproximadamente, 50 minutos. O quindim deve ficar corado. Retire do forno e, quando estiver morno, desenforme.

Até mais,

Osanilde Oliveira.

Filé mignon com cogumelos


Responsive image

Responsive image

Responsive image

Responsive image
Responsive image