Nobre, porém simples de usar, esta hortaliça é utilizada nas mais variadas receitas

foto principal

O alho poró deve ser muito bem lavado antes do preparo, poisacumula grande quantidade de areia e terra em sua estrutura.

Definitivamente, o alho poró conquistou a mesa dos brasileiros. Seu saborsuave e versátil tornou o vegetal o principal diferencial de receitas comosopas, quiches e cremes. Consumida há milhares de anos pelos egípcios,gregos e romanos, a hortaliça encontra-se atualmente difundido praticamentepelo mundo inteiro, com crescente popularização e consumo. No Brasil, suaprodução está concentrada nos estados do Sul e Sudeste. É uma hortaliçacondimentar pertencente à família das Aliáceas, a mesma da cebola, alho ecebolinha, sendo provavelmente nativa da região Mediterrânea.

Por trás deste sucesso, existe uma deliciosa tabela de benefícios. O alho poróC?rico em vitaminas A e C, potássio, cálcio, fósforo e carotenoides e ainda tempotencial anti-inflamatório inibindo o crescimento de bactérias. Outras boasnotícias é que ele é rico em fibras, ajudando no trânsito intestinal e pobre emcalorias (apenas 27 kcal por cada 100g). A hortaliça praticamente não temcontraindicações, com exceção das pessoas que precisam seguir dieta debaixo potássio normalmente por problemas nos rins). Mesmo assim, basta nãoconsumir a parte verde crua, segundo os nutricionistas.

Na hora da compra, deve-se dar preferência aos que estão com folhas bemverdes e firmes, com a parte branca lisa e sem machucados. Em casa, aomanuseá-lo é sempre importante lavá-lo bem, pois suas folhas são muitounidas e podem guardar sujeira ou agrotóxicos. Guarde na geladeira em sacosplásticos e use no prazo máximo de cinco dias.

De sabor delicado, mais doce e suave do que a cebola e o alho, o alho poróC?bastante apreciado na cozinha francesa e muito usado no Brasil em pratosde inverno ou em pratos clássicos: recheios de quiches e tortas, salteados,gratinados, molhos, sopas ou refogados de legumes. Esta deliciosa hortaliçatambém pode ser utilizada fria, crua ou cozida, em saladas.

Com um pouco de criatividade este belo ingrediente vai se transformar numdelicioso prato de dar água na boca?Aproveite e confira a receita abaixo!

RECEITA DA SEMANA

Risoto de alho poró, queijo brie e agrião

foto receita

INGREDIENTES

*1 xícara de arroz arbóreo ou carnaroli

*1 talo de alho poró fatiado (somentea parte branca)

*½ cebola picada *1 xícara e ½ de agrião picado

*½ xícara(café) de queijo brie picado

*½ xícara (café) de vinho branco seco 2 colheres(sopa) de manteiga

*Sal a gosto *Parmesão ralado

*1,5 litro de caldo de frangoou legumes (pode usar em cubinhos, mas se tiver tempo cozinhe o frangocom louro, salsa, cebola, cenoura e salsão por cerca de 4 horas e use o caldocoado e sem as gorduras)

MODO DE PREPARO

1. Refogue brevemente a cebola em uma colher de manteiga. Junte o alhoporó e deixe amolecer.

2. Acrescente o arroz. Frite bem e em seguida coloque o vinho. Quando amistura evaporar toda, vá acrescentando o caldo aos poucos e mexendosempre.

3. Assim que o arroz estiver al dente, acerte o sal, inclua o queijo brie, o agriãoe uma colher de manteiga.

4. Sirva imediatamente com um ramo de agrião e parmesão ralado por cima.

HARMONIZAÇÃO

Vinho

Lacryma Christi Del Vesuvio, vinho tinto italiano

Osanilde Oliveira


Responsive image

Responsive image

Responsive image

Responsive image
Responsive image