Doce de leite
Receita do tempo da vovó, a sua preparação se adapta a cozinha contemporânea

foto principal 2

O doce de leite geralmente, é feito ao se ferver leite com açúcar, mas também pode ser obtido ao cozinhar o leite condensado

Presente em praticamente toda América do Sul e herança de um tempo em que se comia açúcar sem peso na consciência, o doce de leite está conseguindo, quem diria, acompanhar o paladar contemporâneo. É crescente o número de chefs investindo em produções artesanais, que garantem doçura sob controle.

Se, no passado, as cozinheiras chegavam à proporção de um quilo de açúcar para um litro de leite, hoje há quem alcance ótimos resultados com 10% dessa quantidade. Por mais trabalhosas que seja a empreitada, ninguém abandonou a tradição. As receitas permanecem cheias de nuances, como no tempo da vovó.

Geralmente é feito ao se ferver leite com açúcar, mas também pode ser obtido cozinhando leite condensado por várias horas. As variações mais comuns são a pastosa e a sólida, que pode ser cortada em barras ou pedaços. No Brasil, o doce é produzido em escala industrial por todas as empresas beneficiadoras de laticínios.A produção artesanal é comercializada por pequenas marcas, principalmente no estado de Minas Gerais. Recentemente, o doce de leite ganhou popularidade no EUA, graças ao lançamento de um sorvete de doce de leite, sendo o terceiro sabor mais vendido pela empresa que o criou, atrás apenas de Baunilha e Fudge Ripple.

O doce de leite costuma agradar a todos os paladares e combinar com os mais diversos tipos de receitas, não importando se a mistura é doce ou salgada. É só dar asas à imaginação e comê-lo com queijo branco, usá-lo para rechear crepes, bolos, pães, massas folhadas, biscoitos, alfajores, petit gateur e até fazer sorvete, sendo servido frio ou quente. Em alguns lugares, é comido espalhado em torradas. Sua utilização também é famosa na preparação de churros.

Vai ficar em casa no próximo domingo? Então aprenda uma receita deliciosa e fácil com este ingrediente: Rocambole de doce de leite. Ele pode ser servido no almoço como sobremesa ou também no lanche da tarde. Delícia!

Receita da Semana

ROCAMBOLE DE DOCE DE LEITE

receita da semana

INGREDIENTES

Massa:
*3 colheres (sopa) de margarina

*3 ovos

*1 xícara de farinha de trigo

*1 xícara de açúcar

*1 colher (sopa) de fermento em pó

Recheio:
*Doce de leite

*½ xícara de açúcar

*1/4 de canela em pó

MODO DE PREPARO

1. Numa tigela, colocar os ovos. Mexa um pouco e acrescente o açúcar, a margarina em ponto de pomada e, aos poucos, a farinha de trigo. Em seguida, coloque o fermento.

2. Leve à geladeira por 2 horas.

3. Retire da geladeira e abra a massa, recheando com o doce de leite.

4. Com cuidado enrole o rocambole e coloque numa assadeira untada. Leve ao forno por 180º por 15 minutos.

5. Finalize jogando por cima a mistura de açúcar e canela. Mas é opcional a quantidade.

Delicia não é mesmo?! Espero que tenham gostado, até a próxima semana queridos!

Até mais,

Osanilde Oliveira.


Responsive image

Responsive image

Responsive image

Responsive image
Responsive image