Atum: opção saudável à mesa

Fresco ou enlatado, o peixe é delicioso, rico em ômega 3 e possui baixas calorias

foto principal

O atum enlatado é um produto da cesta básica que se torna muito útil quando se deseja algo simples e rápido para cozinhar e saciar a fome

Apesar de ter sido popularizado pela versão em lata, o atum fresco também faz sucesso nos restaurantes ? e em casa -, seja em forma de sashimi ou em crosta de gergelim, na cozinha japonesa, grelhado ou mesmo em molhos, na cozinha mediterrânea. De cor avermelhada e textura firme, junto com o salmão é uma das melhores fontes de ômega 3, poderoso antioxidante.
Quer outra boa razão para consumi-lo? Uma latinha de atum em conserva tem apenas 100 calorias. Além disso, possui uma carne rica em selênio, proteínas, vitaminas B3, B6 e B1, fósforo, potássio e magnésio. Em função de seus nutrientes, esse famoso peixe é ideal e indicado para atletas, pois auxilia na recuperação dos músculos após exercícios físicos. Também contém todos os aminoácidos necessários para a recuperação do organismo após grande esforço físico. Mesmo enlatado, o atum armazena 130% de vitamina D, um valor essencial para qualquer ser humano – baixos níveis de vitamina D tendem a enfraquecer os ossos e também estão relacionados a doenças cardíacas e até câncer.
Na cozinha, o atum é versátil e quase sempre torna-se o ingrediente principal de um prato. Além de ser uma boa opção acompanhado de verduras, legumes e macarrão, o tão desejado peixe pode ser preparado na forma de bolinhos, em recheios de canapés, pizzas, pastéis ou como patê. Sem falar na cozinha japonesa, conforme citamos no início desta matéria.
Agora que tal anotar a nossa dica e preparar uma receitinha básica com esse peixe para uma refeição leve nesses dias quentes de verão? Salada de macarrão com atum, essa é a nossa sugestão e pode ser servido como entrada ou prato principal. Ela se enquadra na categoria de receita fácil, e o melhor, é deliciosa!

Receita da Semana

Salada de macarrão e atum

foto receita

INGREDIENTES

*500g de massa integral, penne

*400g de atum em lata (ou 1 atum em fatias grandes)

*300g de tomates cereja, cortados ao meio

*1 abobrinha ou berinjela, picada em quadradinhos

*4 dentes de alho picados

*1 cebola roxa pequena cortada em fatias finas

*01 punhado de folhas frescas de rúcula (100g ou mais) lavadas e escorridas

*1 xícara de salsinha picada

*1/2 xícara de manjericão cortado

*1/2 xícara de coentro picado (opcional)

*1 pimenta vermelha picada (opcional)

*1/2 xícara de azeite

*2 colheres (sopa) de vinagre balsâmico

*Sal e pimenta a gosto

MODO DE PREPARO

1. Aqueça 2 ou 3 litros de água para o macarrão, enquanto isso, corte e deixe todos os ingredientes separados.

2. Em uma panela separada, adicione quatro colheres de sopa de azeite e refogue os tomates. Deixe cozinhar por um tempo até que a pele comece a quebrar. Adicione o manjericão, o vinagre balsâmico e a pimenta. Misture bem e reserve.

3. Cozinhe o macarrão com um pouco de sal e escorra a água. Na mesma panela grande, adicione o restante do azeite, a cebola, o alho, a abobrinha e pimenta. Refogue até ficarem translúcidos.

4. Adicione o macarrão, o atum e tomates. Misture bem. Sirva com rúcula e mais azeite.

Rendimento: 6 porções

Espero que tenham gostado, beijos e uma ótima semana a todos vocês queridos!!!

Até mais,

Osanilde Oliveira.


Responsive image

Responsive image

Nada foi encontrado


Responsive image
Responsive image