Saladas: a cara do verão
Leves, pouco calóricas e ricas em nutrientes e fibras, elas também são saborosas

foto principal

A estação mais quente do ano chegou. O período pede refeições leves e refrescantes. Para tornar a sua alimentação mais saudável e nutritiva, resolvemos ajudá-lo a preparar deliciosas saladas.

Não é preciso dizer o que um prato de salada tem de bom! Além de leves e riquíssimas em vitaminas e minerais, elas são pobres em calorias e podem ser boas opções para uma refeição rápida e completa. Mesmo para quem não é amante das hortaliças, a mistura dos ingredientes pode fazer com que o prato tenha melhor aceitação.

Proteínas como carnes, frios, queijos e ovos e frutos oleaginosos, como nozes e amêndoas, têm a função de contrastar sabores e texturas e decorar o prato. Mas eles devem entrar na quantidade correta, nem mais nem menos. A sugestão é de compor com no máximo 100 g de proteína em um prato vegetal colorido de 350 g. Não se pode jogar qualquer coisa na saladeira. Até para as folhas é necessário certo discernimento.

Brócolis, couve e repolho são mais pesados do que as levíssimas alfaces e seus congêneres agrião, almeirão e rúcula.

Já para frutas e legumes não há restrições. Inclusive, raízes e tubérculos, como batata, cenoura e inhame, podem ser apreciados cozidos em saladas mornas.Na hora de escolher os queijos, os brancos brie, cottage, mussarela de búfala e ricota caem melhor do que os amarelos reino e prato.

A maioria das pessoas não comem saladas sem molho. As melhores opções são aqueles baseados em azeite, vinagre ou limão. Na lista de molhos um pouco mais calóricos, mas ainda aceitáveis, podemos encontrar os óleos vegetais.

Os grandes vilões das saladas são os industrializados, a base de maionese ou creme de leite que na maior parte possuem muitas calorias e devem ser deixados de lado para não perdermos o sentido light da refeição.

Gostou das dicas? Quer comer uma salada de qualidade? Para ajudá-lo a preparar a receita ideal, a Gastronomia & Variedades da semana separou uma dica para a hora de montar seu prato: salada de peito de frango com linhaça e manga. Boa apetite!

Receita da Semana

foto receita
Salada de peito de frango com linhaça e manga

INGREDIENTES

*6 colheres (sopa) de mostarda *1/2 colher (chá) de sal *1/4 colher (chá) de pimenta-do-reino *1/4 de xícara (chá) de migalhas finas de pão seco

*2 colheres (sopa) de semente de linhaça moída *2 colheres (sopa) de semente de gergelim *1 peito grande de frango (400 g) desfiado *2 colheres (sopa) de azeite de oliva extravirgem

MODO DE PREPARO

1. Em uma travessa pequena, misture bem com um garfo a mostarda com o sal e a pimenta.

2. Em outro recipiente, junte as migalhas de pão, a linhaça e o gergelim.

3. Pincele os pedaços de peito de frango com o molho de mostarda nos dois lados e, em seguida, passe-os na mistura de pão e sementes.

4. Coloque-os em uma assadeira untada com margarina light. Pingue o azeite de oliva sobre o frango. Asse por 35 minutos ou até que a carne fique macia. Tire do forno, deixe esfriar e desfie-o.

5. Misture todos os ingredientes da salada.


Harmonização


vinho
Este delicioso branco é produzido com uvas perfeitamente maduras, cultivadas em altitudes elevadas na região de Mendoza, na Argentina. É um vinho elegante e saboroso, mostrando notas de frutas tropicais e um discreto e refinado toque de carvalho francês, em um conjunto muito fino e equilibrado. Com bastante profundidade de fruta, é um Chardonnay limpo e fresco. Possui teor alcoólico de 13%. Sugestão de guarda de 2 até 3 anos. Combina como aperitivo e acompanha muito bem saladas, peixes e frutos do mar.


Responsive image

Responsive image

Nada foi encontrado


Responsive image
Responsive image