Saudável e Saboroso

Iogurte é ideal para consumir na forma de doces com frutas, molhos para saladas e peixe, enriquecendo as refeições com nutrientes e vitaminas

foto principal

O iogurte combina com diversas preparações, é prático e fácil de ser incluído na alimentação diária.

O Iogurte é um dos alimentos com mais nutrientes. Para o dia a dia ou para uma saudável dieta, ele deve marcar presença. Seu valor nutricional é bastante semelhante ao leite, sendo, portanto, uma excelente fonte de cálcio, proteínas, fósforo e vitaminas de complexo B.

Por conter fermentos lácteos, o iogurte aumenta a imunidade, auxilia na reconstrução da flora intestinal após diarréias ou tratamentos com antibióticos, e é bem aceito por crianças com intolerância à lactose. Pode ser indicado nos casos de osteoporose e para mulheres que precisa repor o cálcio no período da menopausa.

Fabricado e consumido há séculos nos Bálcãs, na Turquia e na Índia, chegou à Europa e ao Brasil no século passado, mas precisamente na década de 20. Sua divulgação entre nós, embora relativamente recente, foi brilhante. No início, sua preparação era muito diferente da que conhecemos hoje. O leite de vaca, ovelha ou bufão era fervido durante muito tempo e depois despejado em um jarro de barro, onde era fermentado naturalmente. De sabor exageradamente amargo, era visto também como um complemento medicinal.

Encontrado nas versões natural, integral e desnatado, o iogurte é fácil de ser preparado, armazenado e consumido. A única coisa que o alimento lhe pode exigir é um simples frigorífico para se manter conservado, e nada mais do que isso.

Na culinária, o iogurte é uma boa opção para substituir o creme de leite nas preparações de molhos, cremes, recheios de bolos e musses, tornando-se ideal para quem quiser se manter em forma sem abrir mão do sabor. Pode ser consumido na forma de doces com frutas, molhos para saladas e peixes, sorvete, pudim e pasta para temperar carnes e aves.

Para esta semana sugerimos Salmão com molho de iogurte e mostarda, um prato fácil de preparar, gostoso e chique! Pode ser servido acompanhado por salada ou arroz.

Bom apetite!

Receita da Semana

SALMÃO COM MOLHO DE IOGURTE E MOSTARDA

foto receita 1

INGREDIENTES

*4 postas de salmão

*sumo de 1 limão

*tomilho fresco

*2 dentes de alho

*Sal e azeite q.b.

*1 iogurte natural

*1 colher (chá) de mostarda

*Cebolinho picado

MODO DE PREPARO

1. Ligue o forno a 180º. No recipiente de ir ao forno, coloque o salmão e tempere-o com os alhos e o tomilho picados, o sumo de limão, sal a gosto e apenas um fio de azeite.

2. Envolva bem o peixe no tempero e leve a assar cerca de 30 minutos, em forno moderado. Vá vigiando para não secar.

3. Enquanto isso, prepare o molho. Bata o iogurte com a mostarda até estar bem emulsionado. Junte o cebolinho picado e misture bem.

4. Sirva o peixe coberto com um pouco de molho, acompanhado de arroz branco e salada.

HARMONIZAÇÃO

vinho

Catena Chardonnay 2010 (Catena Zapata), vinho branco seco produzido na Argentina.

Nossa que delicia heim?! Aproveitem bastante e até a próxima semana!!!

Abraços,

Osanilde Oliveira.

1. Lave as berinjelas e corte-as em cubos. Em uma panela de pressão coloque os cubos de berinjela, azeite, orégano, 1 cebola em cubos, alho amassado. Misture tudo, feche a panela sem levar ao fogo e deixe descansar por 12 horas.
2. Passado 12 horas, abra a panela e acrescente a pimenta calabresa, e o sal a gosto. Leve ao fogo e deixe cozinhar em pressão por 5 minutos.
3. Espere sair a pressão naturalmente. Abra a panela e acrescente os pimentões cortados em cubos, a azeitona e a outra cebola em cubos e a salsa ou manjericão. Misture tudo, deixe esfriar.
4. Coloque em um vidro com tampa e conserve na geladeira.
Sugestão: Sirva com pão sírio, torradas ou pão francês.


Responsive image

Responsive image

Responsive image

Responsive image
Responsive image