O mês de junho já está em sua segunda semana e as tradicionais festas de Santo Antônio, São João e São Pedro já estão acontecendo em várias cidades de Sergipe. Para que todos brinquem com segurança, sem colocar a vida em risco, é preciso seguir algumas dicas na hora de decorar e preparar a tradicional Festa Junina.

?É fundamental ficar atento às regras de segurança, para garantir a diversão e evitar riscos de descarga elétrica, que provocam choques. Por isso, não utilize materiais condutores de energia, não se aproxime da rede elétrica e procure uma pessoa habilitada para fazer as ligações. Em caso de fios no chão, isole o local e ligue para a Energisa?, aconselha Afonso Celso, engenheiro eletricista responsável pelo Departamento de Construção e Manutenção da Distribuição.

brava

Dicas de segurança

– Não fixe adereços como bandeirinhas nos postes.

– As tradicionais fogueiras devem ser montadas longe
da rede elétrica.

– Jamais amarre fios, cabos ou enfeites na fiação elétrica.

– Não brinque com fogos de artifício, principalmente as crianças. Somente os adultos devem manuseá-los. Mas fiquem atentos às orientações: os fogos podem provocar queimaduras graves e, se atingirem a rede elétrica, podem causar curto-circuito, interrompendo o fornecimento de energia para a localidade.

– Ao fazer uma fogueira, observe a distância da rede elétrica. O fogo ou o calor em excesso pode danificar cabos e estruturas, causando curtos-circuitos e interrupção de energia

– Não solte balões. Além de ser crime, eles podem causar grandes acidentes, principalmente se caírem dentro de subestações ou sobre redes elétricas.

– Ao montar as barraquinhas, muitas vezes são necessárias instalações elétricas provisórias, ou seja, aquelas que funcionarão temporariamente, enquanto a festa durar. Para as festas tradicionais, o organizador responsável pelo evento deve contratar um especialista técnico qualificado para realizar as instalações. Por questões de segurança, a Energisa autoriza a ligação provisória somente com a comprovação de um profissional habilitado para realização do serviço.

– Barracas, palanques e palcos devem ser instalados com distância mínima de 2m em relação à rede elétrica.

– Utilize materiais isolantes, eles minimizam os riscos de curto-circuito.

– Não faça ligações clandestinas. O risco de acidente é grande e pode ser fatal.

– Sempre mantenha a distância de segurança de, no mínimo, dois metros abaixo ou lateralmente às redes elétricas, principalmente quando for manusear peças e vergalhões, por exemplo.

Esperamos que tenham gostado, na próxima semana tem muito mais dicas e conteúdo de qualidade pra vocês, até lá!

Brava Segurança

www.bravaseguranca.com.br

Brava 800x600


Responsive image

Responsive image

Responsive image

Responsive image
Responsive image