capa2 baixa

Bem vindos à Coluna Ciclo Nutri!

Começaremos nos apresentando: Somos Naiana Oliveira e Larissa Monteiro, e, por sermos estudantes de Nutrição, criamos o blog Ciclo Nutri com objetivo de compartilhar informações sobre alimentação, bem estar e saúde. Sempre tentamos ensinar, aos leitores, como ter hábitos saudáveis sem perder o prazer ao se alimentar, buscando sempre a solução mais adequada para atingir uma melhor qualidade de vida.

A Nutrição não se baseia apenas no valor energético dos alimentos (as tão conhecidas calorias), mas nos valores qualitativos agregados. Seguir um planejamento dietoterápico, não é apenas para quem busca perder peso, é para quem procura obter uma longevidade saudável.

5

O termo “Evoluir é Saudável” foi escolhido para evidenciar a importância do evoluir, pois, com esse projeto, temos como objetivo que vocês cresçam, aprendam e amem se nutrir bem.

O nome Ciclo Nutri, ciclo da vida e nutrição, está diretamente associado à qualidade de vida, bem estar, saúde, ao valor de nutrir o copo, mente e espírito, em cada fase da vida. O coração é o amor que sentimos quando repassamos nossos conhecimentos. As cores representam as variedades dos alimentos, a magnitude de colocar a cor no prato. Uma boa refeição tem que ser diversificada, jamais monótona.

Neste primeiro contato com vocês, não poderíamos deixar de falar um pouco sobre alimentação e sua interligação com a saúde.

12

O ser humano, assim como os outros animais, possui necessidades primárias que não necessitam de reflexão para serem realizadas. A alimentação, a necessidade de repouso, de sobrevivência e de reprodução são essenciais para nossa evolução em cada fase das nossas vidas.

Atingimos nossa maturidade quando alcançamos a fase reprodutiva, e o envelhecimento quando perdemos a capacidade de reproduzir. Para cada fase, a alimentação é determinante, não só para continuação da nossa espécie, como também, para garantir que as próximas gerações possam se desenvolver com saúde física, mental e emocional.

No tempo dos nossos ?avós? o alimento oferecia todos os nutrientes necessários para o bom funcionamento do organismo. De fato, nessa época, a alimentação era composta por alimentos naturais, pouco processados, e com os nutrientes e fitoquímicos realmente presentes nas verduras, legumes, cereais integrais, leguminosas, frutas, tubérculos, etc.. Com a revolução industrial, o aumento da expectativa de vida, houve a necessidade de uma produção agrícola em maior escala, mecanismo para que o tempo de colheita fosse reduzido, devido à revolução verde, hoje presenciamos uma geração exposta aos alimentos industrializados, pré-prontos, fast foods, congelados, verduras e frutas com agrotóxicos e aditivos químicos, são alimentos cada vez refinados, e junto com esse consumo elevado, surge os problemas a saúde, como a obesidade que se tornou nessa década uma pandemia mundial.

A partir de hoje iremos repassar por aqui, semanalmente, um pouco do nosso conhecimento para vocês, para que vocês possam saber como é importante dedicar seu tempo às suas refeições, e as suas escolhas alimentares, pois a boa alimentação pode não ter o mesmo significado de uma boa nutrição. A alimentação ganhou diversos adjetivos, mas cada vez mais distante do que realmente nosso corpo necessita para funcionar bem.

34

Fatores que contribuem para empobrecer o nosso organismo:

? A industrialização e o refinado excessivo dos alimentos ;

? Utilização, muitas vezes, desnecessárias e abusivas de aditivos químicos ;

? Aumento no consumo de substâncias com fatores antinutricionais (álcool, cafeína, açúcar, refrigerantes, águas gaseificadas artificialmente, entre outros);

? Baixo consumo de legumes, verduras e frutas, alto consumo de industrializados como suco de caixinha, refrigerantes as chamadas calorias vazias, que não nutrem seu organismo;

? Redução das quantidades de vitaminas, fitoquímicos, e minerais, nos alimentos, devido à alta produtividade das plantações e o esgotamento do solo, aliado ao extensivo uso de agrotóxico.

?Estamos nos alimentando cada vez mais e nos nutrindo cada vez menos.?

É um prazer ter você conosco. Até mais!

www.ciclonutri.com

marca 2


Responsive image

Responsive image

Responsive image

Responsive image
Responsive image