Há dois anos, com o importante e imprescindível apoio da Embratur, a Empresa Sergipana de Turismo (Emsetur) iniciou um processo de crescimento na participação de feiras internacionais de turismo. Esses eventos são um dos mais importantes instrumentos de promoção do Brasil como destino turístico no exterior. Apenas em 2013, Sergipe esteve presente em oito feiras, realizadas em sete países: Alemanha, Espanha, Portugal, Colômbia, Uruguai, Chile (em dois eventos) e Argentina.

Neste ano, a primeira participação está sendo na 26ª edição da Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), que se estenderá até o dia 16 de março, domingo, e reúne, em sua área internacional, mais de 30 destinos, com a presença de estados, municípios, operadoras e outros segmentos ligados ao setor. Nesta edição, o objetivo da organização é ultrapassar os 65 mil visitantes que passaram pela feira em 2013. No espaço de Sergipe o tema principal que está sendo trabalhado são os Festejos Juninos no estado.

Dados do mercado português

Em 2012, mais de 160 mil turistas portugueses visitaram o Brasil. Desses, 95,8% disseram que pretendem voltar ao País. Portugal é também o país europeu de maior oferta de conexão aérea para o Brasil com voos da TAP, TAM Linhas Aéreas e SATA para Fortaleza, Recife, Natal, Salvador, Brasília, Belo Horizonte, Porto Alegre, São Paulo, Rio de Janeiro e Campinas. No total são 62 frequências semanais.

Em Portugal, desde a instalação do Escritório Brasileiro de Turismo (EBT), no final do ano passado, a estratégia de atuação da Embratur foi de aproximar-se do trade turístico no sentido de conhecer os operadores de turismo, agentes de viagens e companhias aéreas do país, assim como do processo decisório de inserção de novos produtos em seus catálogos e portfólios. O objetivo do Governo do Estado é participar desse processo de aproximação e atrair os turistas portugueses para Sergipe.

Guia Turístico da Alemanha destaca pontos turísticos de Sergipe

É importante destacar que, além do contato com profissionais do setor e com o público em geral, as feiras também permitem a aproximação com a imprensa de muitos países e, por conta disso, há sempre a possibilidade de se obter mídia espontânea em diversos veículos de comunicação mundo afora.

Exemplo disso é a publicação de excelente material sobre Sergipe na edição de 2014 do guia alemão, que fala sobre o Brasil, Stefan Loose Travel Handbücher – Brasilien. Esse importante guia turístico conquistou o renomado prêmio ITB Book Award / 2014. Para se ter uma ideia da importância dessa premiação, é preciso referenciar que a ITB, realizada em Berlim, Alemanha, é considerada a maior feira de turismo do mundo. Segundo a editora Editora DuMont / Stefan Loose Travel, responsável pela publicação do guia, em breve sairá mais um material divulgando Sergipe no mercado europeu: o Baedeker ?Brasilien?.

Fonte: Imprensa SETUR