Que tal uma sopinha?

Além de nutritivas, elas são ótimas opções para reunir os amigos e a família nas noites frias

foto principal 1

O uso da louça certa também valoriza o sabor da sopa

Com a chegada do inverno, nada melhor que uma sopa. A cara da estação, esse prato é de fácil preparo, saboroso e muito leve. Apreciadas desde a Antiguidade e tradicionalmente caseiras, as sopas chegam a ser um prato quase universal, suas variadas receitas agradam a todos os paladares, incluindo os mais exigentes e refinados.

Alimento de pleno sabor e rica em nutrientes, as sopas têm seus segredinhos de preparo e envolve, principalmente, técnica e dedicação. Tudo começa com a escolha dos ingredientes, que devem ser de boa qualidade. Um bom caldo é indispensável. Outra dica de preparo é a utilização de ingredientes frescos e não desidratados. As ervas são sempre melhores quando frescas, dão um sabor diferente. É importante também pôr os alimentos na ordem certa, a exemplo do macarrão que deve ser colocado no final, para não passar do ponto.

Todo esse cuidado durante o preparo se justifica pelo papel de destaque que a sopa tem em uma mesa, já que pode ser à entrada de uma refeição ou ser o prato principal. Como entrada, ocupa o lugar da salada no inverno. Isso significa dizer que muitas vezes é o ?abre-alas?. Se for verdadeira a expressão que diz ?que a primeira impressão é a que fica?, a sopa pode ser tanto o prelúdio de uma refeição divina quanto à simples anunciação de um iminente desastre gastronômico.

O que importa mesmo, é que cada vez mais as sopas ganham destaque em muitas mesas. Em restaurantes, elas viram prato principal em bufês e rodízios de inverno, que apresentam variedade de sabores a preços mais acessíveis do que em pedidos individuais. Se preparadas em casa, elas são um prato cheio para quem quer aquecer as suas noites com muito charme e bom gosto numa refeição a dois, com a família ou amigos.

Nas versões de cremes, canjinhas de galinha ou sopas mais sofisticadas, todas chegam fumegantes à mesa trazendo pequenas porções de calor a cada colherada. Para dar uma cara nova e garantir mais charme à sua receita capriche na apresentação. Servidas em uma bela louça ou num pão italiano, além de mais elegante, as sopas tornam-se muito convidativas.

Para ajudá-los nessa tarefa, escolhemos uma receita que causará uma ótima impressão quando a intenção for tornar uma noite comum em uma ocasião especial. Bom apetite!

Receita da Semana

Sopa de Batata com 3 Queijos

foto receita cortada

INGREDIENTES

*500 g de batata

*1 cebola picada

*1 dente de alho

*2 colher (sopa) de manteiga

*750 ml de água

*100 g de parmesão ralado

*100 g de gorgonzola ralado

*100 g de requeijão

*1 colher (chá) de noz moscada

MODO DE PREPARO

1. Refogue na manteiga a cebola e o alho. Em seguida, adicione a batata, os queijos gorgonzola e parmesão, a noz moscada e a água e deixe ferver.

2. Após fervura, acrescente o requeijão e bata no liquidificador.

3. Se desejar uma sopa um pouco menos cremosa, adicione mais um pouco de água fervente após colocar todos os ingredientes.

4. Leve ao fogo por alguns minutos para servir quente.

Tempo de preparo: 10 minutos

Rendimento: 5 porções

Harmonização

Vinho

Quinta do Côtto, vinho tinto 2010 encorpado e produzido em Portugal.

Nossa que delicia heim?! Aproveitem bastante e até a próxima semana!!!

Abraços,

Osanilde Oliveira.

1. Lave as berinjelas e corte-as em cubos. Em uma panela de pressão coloque os cubos de berinjela, azeite, orégano, 1 cebola em cubos, alho amassado. Misture tudo, feche a panela sem levar ao fogo e deixe descansar por 12 horas.
2. Passado 12 horas, abra a panela e acrescente a pimenta calabresa, e o sal a gosto. Leve ao fogo e deixe cozinhar em pressão por 5 minutos.
3. Espere sair a pressão naturalmente. Abra a panela e acrescente os pimentões cortados em cubos, a azeitona e a outra cebola em cubos e a salsa ou manjericão. Misture tudo, deixe esfriar.
4. Coloque em um vidro com tampa e conserve na geladeira.
Sugestão: Sirva com pão sírio, torradas ou pão francês.


Responsive image

Responsive image

Responsive image

Responsive image
Responsive image