Inverno pede sopa
Além de esquentar o corpo, dependendo da sua composição, ela oferece benefícios nutricionais

sopa - foto principal
O friozinho chegou e o novo clima pede comidas quentes e apetitosas. Com as temperaturas ainda mais baixas no período da noite, fica quase impossível degustar os pratos frios. Por isso, a opção mais saudável e aconchegante nesta época do ano são as sopas.

Desde as mais simples até as mais incrementadas, as sopas podem agradar aos mais diferentes paladares. As opções são inumeras. Além de fácil preparo, elas são digeridas facilmente e normalmente são alimentos com baixo teor calórico que suprem as necessidades do organismo. Ingredientes gordurosos como bacon, linguiça defumada e queijo aumentam o valor calórico da sopa, portanto use com moderação.

As sopas podem ser servidas como prato único ou como primeiro prato de um almoço ou jantar. Geralmente são quentes, mas há também receitas de sopas frias, como o gazpacho, tradicional na Argentina, mas que vem ganhando espaço entre nós, incorporando-se pouco a pouco aos hábitos brasileiros.

A base das sopas são os caldos de carne, ave, peixe e legumes. O ideal é sempre combinar algum tipo de carne com legumes e condimentos para não deixá-la muito liquida. As cremosas são sempre mais apetitosas. Use ervas como salsa, cebolinha e coentro para aromatizar e para engrossar ou corrigir o sal use batata ou mandioca, que são ricas em carboidratos e conferem consistência aos pratos. Podemos também usar os cubos de caldo industrializado, para um preparo mais rápido, se não tivermos o caldo pronto.

Ao fazer a sopa prefira sempre água fria, para que os ingredientes liberem sabor, aromas e nutrientes durante o cozimento. Quanto mais picadinhos os ingredientes, maior a quantidade de vitaminas dispersas. Depois de prontas, as sopas podem ser congeladas por até três meses. É uma medida prática preparar os caldos e conservá-los em refrigeração ou congelados para ir utilizando quando necessário.

Para dar um colorido especial e aquecer o seu cardápio de inverno, comece preparando a receita que sugerimos nesta edição: Sopa de Cogumelos. Desejamos um inverno bem gostoso para você!

Receita da Semana

sopas
Sopa de cogumelos

INGREDIENTES

*2 batatas grandes *6 xícaras (chá) de caldo de legumes *1 xícara (chá) de vinho branco seco *250 g de cogumelos frescos *2 dentes de alho *4 colheres (sopa) de azeite *1 colher (sopa) de salsinha picada *Sal e pimenta-do-reino a gosto ?
MODO DE PREPARO

1. Descasque as batatas e corte-as em pedaços. Ponha em uma panela e junte o caldo e o vinho, levando em seguida ao fogo alto.

2. Quando ferver, abaixe o fogo e cozinhe até as batatas e o alho ficarem macios.

3. Retire do fogo, deixe amornar e bata no liquidificador. Reserve.

4. Pique os cogumelos e o alho e refogue-os rapidamente no azeite aquecido. Misture o cogumelo ao creme de batata e devolva a panela ao fogo.

5. Tempere com o sal e a pimenta e sirva polvilhado com a salsinha.?


Preparo:
Rápido (até 30 minutos)

Rendimento: 6 porções
Dificuldade: Fácil
Categoria: Sopa e caldo

Harmonização

vinho - sopa

Este delicioso branco é produzido com uvas perfeitamente maduras, cultivadas em altitudes elevadas. Produzido em Mendoza, na Argentina, Bodegas Uxmal é um vinho elegante e saboroso, que mostra notas de frutas tropicais e um discreto e refinado toque de carvalho francês, em um conjunto muito fino e equilibrado. Com bastante profundidade de fruta, é um Chardonnay limpo e fresco, em estilo fácil de agradar. Possui teor alcoólico de 13%. Combina como aperitivo e frutos do mar. Excelente com sopas.


Responsive image

Responsive image

Responsive image

Responsive image
Responsive image