Bebida do bem
Ingrediente de receitas doces e até salgadas, o café oferece diversos benefícios à saúde

foto principal

O certo é que os benefícios a saúde estão ligados diretamente ao consumo moderado do café.

Engana-se quem pensa que o café é um grande vilão da saúde. Na verdade, o líquido pode ser um aliado do seu corpo e mente. A bebida tem muitos benefícios, ela aumenta os níveis de energia, queima gordura e é uma ótima fonte de antioxidantes.

O pó perfumado e forte que se compra em qualquer supermercado tem muito mais empregos do que já se imaginou e vai mais além ainda. Estima-se que o grão de café torrado contenha mais de 2 mil compostos químicos ? entre eles, ferro, zinco, potássio, magnésio, aminoácidos, proteínas, gorduras e açúcares. Esta composição pode variar de acordo com a espécie do café (arábica é a mais comum, além de mais rica em cafeína), qualidade do grão, tipo de processamento, grau de torra e moagem, modo de preparo (filtro, expresso, cafeteira, fervida, etc.) e tempo que foi preparado.

Segundo o IBGE, através do estudo ?Análise do Consumo Alimentar Pessoal no Brasil?, o café lidera o topo da lista entre os alimentos mais consumidos pelo brasileiro com 215,1g, seguido do feijão (182,9g), arroz (160,3g), sucos (145,0g), refrigerantes (94,7g) e carne bovina (63,2g). Mesmo assim, para a maioria dos brasileiros, café é coisa para o início do dia ? daí obviamente o nome ?café da manhã? em vez de ?desjejum? ? ou então algo para oferecer às visitas. Isso se dar a lenda de que consumir café demais faz mal. De fato, qualquer alimento consumido de forma exagerada é prejudicial à saúde.

Além do liquido quente, o café é aplicado em bolos, doces, tortas, sorvetes, pratos salgadas e inúmeras formas diferenciadas de bebida. Para essa semana apresentamos sorvete de café, uma delícia que nem sempre encontramos no mercado ou na sorveteria da esquina, e que na maioria das vezes ficamos mesmo na vontade. Uma excelente pedida para sobremesa ou lanche da tarde.

Receita da Semana

SORVETE CASEIRO DE CAFÉ

foto receita

INGREDIENTES

*1/2 xícara (média) de café forte

*1/2 xícara (média) de açúcar

*1/2 xícara (média) de creme de leite

*01 tantinho de sal

*02 claras

*01colher (sopa) de essência de baunilha

MODO DE PREPARO

1. Junte o açúcar com o café e leve a mistura ao fogo até formar uma calda bem grossa.

2. Depois bata as claras com o sal até obter o ponto de neve. Ainda batendo, acrescente a calda que acabou de fazer com o café e o açúcar. Bata até esfriar e depois leve à geladeira por uma hora.

3. Em seguida, bata o creme de leite juntamente com a essência de baunilha, para obter uma calda bem espessa.

4. Logo após junte o creme que estava na geladeira e bata tudo até conseguir uma mistura bem homogênea. Coloque em uma vasilha e cubra com filme plástico, levando ao congelador até endurecer.

Beijos, até a próxima semana!

Osanilde Oliveira.


Responsive image

Responsive image

Responsive image

Responsive image
Responsive image