Dia do Sorvete no Brasil

Personagem principal da primavera e verão, a guloseima ganha novas versões cada vez mais

foto principal

Os sorvetes de frutas são uma boa opção para refrescar e nutrir, a depender da sua composição.

O sorvete é popular o ano todo, mas vira hit mesmo quando as temperaturas sobem. Não por acaso, junto à chegada da primavera é comemorado na próxima terça-feira, 23, o Dia Nacional do Sorvete.

Bastante apreciado em todo o mundo – seja na forma de picolé, sorvete de massa, na casquinha, copinho ou cestinha -, a guloseima é ainda pouco consumida entre os brasileiros fora da alta temporada de verão, de acordo com dados da Associação Brasileira das Indústrias de Sorvete – ABIS. No ranking mundial, o Brasil ocupa a 12ª colocação, com média de 2,71 litros por pessoa. O número é quase dez vezes inferior ao da Nova Zelândia, que lidera a lista com consumo anual de 26,30 litros por pessoa. Segundo especialistas, trata-se de uma questão cultural, porque na Europa, por exemplo, se consome muito sorvete no inverno.

Mas o sorvete é mais que prazer. Alimento completo, a iguaria possui proteínas, açúcares, gordura vegetal e/ou animal, vitaminas A, B1, B2, B6, C, D, K, cálcio, fósforo e outros minerais essenciais numa alimentação balanceada. No entanto, por conta das calorias, o mais indicado é consumir a guloseima preparada com frutas tropicais. Abacaxi com hortelã, morango com calda, açaí, manga, maracujá, coco e banana caramelada são opções bem mais saudáveis.

Ao lado dos tradicionais sorvetes, novos sabores e novas texturas vêm sendo introduzidos em cardápios sofisticados. Há também muitas sobremesas que podem ser feitas a base de sorvete, entre elas as mais famosas: Banana Split, Milk Shake e Sundae. E aquele delicioso bolinho de chocolate acompanhado de sorvete de creme? O famoso Petit Gateau! Bom demais, né? A mais curiosa sobremesa feita com sorvete é a Vaca-Preta, que é uma mistura de sorvete com refrigerante sabor cola.

Outra receita inusitada é o sorvete de queijo com calda de goiabada, tipo sabor Romeu e Julieta. Esse sorvete é extremamente delicinha! Vai encarar? Então, mãos à obra e bom apetite!

RECEITA DA SEMANA

Sorvete de Queijo com Calda de Goiabada

foto receita

INGREDIENTES

Sorvete:

*1 lata de creme de leite

*1/2 lata de leite condensado

*1 copo se requeijão de vidro

*1/2 queijo minas padrão ralado

Calda:

*Goiabada

*Água

MODO DE PREPARO

1. Sorvete: Bata todos os ingredientes no liquidificador. Em seguida, coloque no recipiente e leve ao freezer por umas 4 horas.

2. Calda: Derreter a goiabada (comum + cascão) em banho Maria, adicionando água.

3. Tire o sorvete do refrigerador uns 10 minutos antes de servir. Coloque no pirex e coloque a calda por cima.

HARMONIZAÇÃO

Vinho

Vinho do Porto Graham?s Fine Ruby, produzido em Portugal.

Hummmm…. gostaram?! Aproveitem bastante e até a próxima semana!!!

Até mais,

Osanilde Oliveira.

1. Lave as berinjelas e corte-as em cubos. Em uma panela de pressão coloque os cubos de berinjela, azeite, orégano, 1 cebola em cubos, alho amassado. Misture tudo, feche a panela sem levar ao fogo e deixe descansar por 12 horas.
2. Passado 12 horas, abra a panela e acrescente a pimenta calabresa, e o sal a gosto. Leve ao fogo e deixe cozinhar em pressão por 5 minutos.
3. Espere sair a pressão naturalmente. Abra a panela e acrescente os pimentões cortados em cubos, a azeitona e a outra cebola em cubos e a salsa ou manjericão. Misture tudo, deixe esfriar.
4. Coloque em um vidro com tampa e conserve na geladeira.
Sugestão: Sirva com pão sírio, torradas ou pão francês.


Responsive image

Responsive image

Responsive image

Responsive image
Responsive image