Do mito a realidade

Associada a simpatias de amor, a maçã é uma poderosa aliada da saúde e ingrediente de receitas deliciosas

foto principal

Comer uma maçã pode saciar a fome sem pesar na balança

Vermelha e suculenta, a maçã é símbolo de paixão, desejo e sensualidade.

Além de suas diversas utilidades na gastronomia, a fruta também possui inúmeras propriedades medicinais. Com ela também se faz muitas simpatias de amor: para manter os relacionamentos, é recomendável compartilhar uma maçã com a pessoa amada. Para descobrir o futuro amor, basta descascar uma maçã de uma só vez e deixar a espiral cair no chão, as iniciais do seu nome serão reveladas.

A maçã é uma das principais frutas que integram o grupo de superalimentos. É rica em vitaminas do complexo B, vitamina C, magnésio, cálcio, fósforo, potássio, cobre e zinco. Ajuda no funcionamento da flora intestinal, no controle do colesterol, fortalece o sistema imunológico e sua casca possui nutrientes antioxidantes, colaborando para o bom funcionamento do organismo.

Embora existam diversos tipos, a maçã possui os mesmos benefícios. No Brasil, os mais cultivados são Fuji – é firme e crocante. Um pouco ácida, essa maçã vai bem com salada de frutas, sobremesas e geleias. E o tipo verde – tem pouco açúcar e é bem ácida. Vai bem como complemento em pratos salgados, saladas e assados.

Como escolher e conservar? Qualquer que seja o tipo de maçã, ela deve ser lisa e firme, livre de manchas marrons, rugas e furos. Em casa, a fruta pode ser conservada na geladeira, embalada num saco plástico, que preserva o perfume. Dessa forma, duram até duas semanas. Em temperatura ambiente e protegidas dos raios solares, deve ser consumida em, no máximo, cinco dias.

Na culinária, a maçã é ingredientes de tortas, docinhos, coportas, geleias, salpicão, gelatina, pudins, sucos, sorvetes, licor e saladas de frutas. Opção é o que não falta, né? Então que tal inserir esta fruta todos os dias na sua alimentação? Para ajudá-lo nessa tarefa, escolhemos uma receita que é ?adorada? por adultos e crianças. Razoavelmente fácil de fazer, ela pode ser servida como sobremesa ou no lanche da tarde.

Receita da Semana

Strudel de maçã e chocolate branco

foto receita

INGREDIENTES

*1 pacote de massa folhada (300g)

*1 colher (sopa) de manteiga derretida

*2 colheres (sopa) de farinha de rosca

*3 maçãs ácidas, descascadas e raladas no ralo grosso

*1 tablete grande de chocolate branco picado

*3 colheres (sopa) de açúcar

*1 colher (chá) de canela em pó

*Açúcar de confeiteiro para polvilhar

MODO DE PREPARO

1. Abra a massa sobre um pano limpo e pincele com metade da manteiga.

2. Polvilhe a farinha de rosca, espalhe as maçãs e o chocolate e, sobre eles, o açúcar misturado com a canela.

3. Corte as beiradas grossas e, com cuidado, vá suspendendo o pano, enrolando o strudel como um rocambole. Feche as pontas e coloque em assadeira untada e enfarinhada.

4. Pincele com o restante da manteiga derretida e asse em forno médio-alto (200ºC), por cerca de 30 minutos. Retire-o da assadeira ainda quente e polvilhe o açúcar de confeiteiro.

Harmonização

Vinho

Vinho Danie de Wet Sauvignon Blanc 2011, um dos melhores brancos (seco) da África do Sul.

Nossa que delicia heim?! Aproveitem bastante e até a próxima semana!!!

Abraços,

Osanilde Oliveira.

1. Lave as berinjelas e corte-as em cubos. Em uma panela de pressão coloque os cubos de berinjela, azeite, orégano, 1 cebola em cubos, alho amassado. Misture tudo, feche a panela sem levar ao fogo e deixe descansar por 12 horas.
2. Passado 12 horas, abra a panela e acrescente a pimenta calabresa, e o sal a gosto. Leve ao fogo e deixe cozinhar em pressão por 5 minutos.
3. Espere sair a pressão naturalmente. Abra a panela e acrescente os pimentões cortados em cubos, a azeitona e a outra cebola em cubos e a salsa ou manjericão. Misture tudo, deixe esfriar.
4. Coloque em um vidro com tampa e conserve na geladeira.
Sugestão: Sirva com pão sírio, torradas ou pão francês.


Responsive image

Responsive image

Responsive image

Responsive image
Responsive image