Os benefícios da abóbora

Parceira das dietas, também controla o colesterol

principalA abóbora possui também bastante água e fibras.

Da mesma família da melancia e do pepino, a abóbora é a hortaliça que faz parte da alimentação de muitos povos como maias, incas e astecas. Sua cor e sua forma dão asas à imaginação e proporcionam visuais inusitados em diferentes pratos.

Em sua composição nutricional se encontra carboidratos, proteína, pouquíssima gordura, cálcio, sódio, potássio, fósforo, ferro, magnésio, vitamina A, C, E e outras vitaminas. Suas fibras auxiliam no equilíbrio das taxas de colesterol. Como vocês podem observar tem bastante nutriente na abóbora, por isso não deixe de incluir em seu cardápio.

Quando for comprá-la, escolha as de casca firme, sem rachaduras ou partes moles. Prefira as abóboras de tamanho pequeno ou médio, evitando as de grandes dimensões porque têm geralmente um interior mais oco. Quando verde, deve ser conservada em lugar arejado. Se madura é melhor deixá-la na geladeira onde pode durar de 3 a 4 meses.

Versátil, a abóbora pode ser consumida de diversas formas, a exemplo de saladas, pratos quentes, doces e como a imaginação permitir. Lembrando que para fazer doces em pasta, cristalizado ou em calda, a abóbora deve ser, de preferência, seca. Já para os pratos salgados, a japonesa é a mais indicada por ter polpa mais enxuta.

Dentro desse universo da abóbora, indicamos uma receita simples de fazer, mas também sofisticada, se preparada com camarão. Pode ser saboreada no almoço ou jantar, como entrada ou prato principal. A nossa dica é um Suflê de Abóbora. Sem recheio, pode ser acompanhamento de carnes, camarão ou bacalhau. Delícia!

Receita da Semana

Suflê de Abóbora

receita

INGREDIENTES

*1 cebola grande bem picada

*2 colheres (sopa) de manteiga

*1/3 xícara (chá) de farinha de trigo

*1 xícara (chá) de leite

*1 xícara (chá) de purê de abóbora cozida

*4 ovos (clara e gema separadas)

*Sal e pimenta-do-reino branca a gosto

MODO DE PREPARO

1. Aqueça o forno em temperatura alta e unte uma forma refratária de 17 cm de diâmetro.

2. Em uma frigideira grande, no fogo médio, frite a cebola na manteiga até dourar. Junte a farinha de trigo e misture bem.

3. Adicione o leite, mexendo sempre. Retire do fogo. Ponha o purê de abóbora e as gemas, uma a uma. Misture. Volte ao fogo e cozinhe, sem parar de mexer, até o creme soltar do fundo da panela. Retire do fogo.

4. Bata as claras em neve e junte-as com cuidado ao creme. Tempere com sal e ponha na forma. Leve ao forno por 30 minutos ou até crescer e dourar.

5. Decore com a cebolinha verde e sirva.

Rendimento: 4 porções
Dificuldade: Fácil
Calorias: 260 por porção

Harmonização

vinho

Viña Montes, vinho chileno produzido com uvas Cabernet Sauvignon.

Até a próxima semana!!!

Abraços,

Osanilde Oliveira.


Responsive image

Responsive image

Nada foi encontrado


Responsive image
Responsive image