Tipos de queijos

Com texturas e sabores diferentes, eles são utilizados como aperitivo, em preparações salgadas e até doces

foto principal

No Brasil são fabricadas uma grande variedade de queijos, que refletem a nossa própria formação cultural.

Achar alguém que não gosta de queijo é tarefa difícil. Independente do sabor, da origem ou do preço, o fato é que o ingrediente fica bom com quase tudo. Derretido, como molho, em cubinhos, no bolo, na lasanha ou na pizza ? ao contrário do que ditam as boas regras de alimentação saudável, quando se trata de queijo não tem quem não peque pelo excesso.

Existe uma grande diversidade de queijos em todo o mundo. A diferença entre os vários tipos dá-se basicamente pela matéria prima utilizada (leite de vaca, cabra, ovelha e búfala), textura (macia e firme), sabor (leve e picante), cor (branca e amarela), odor (marcante e suave) e composição nutricional (mais ou menos calórico, em função da quantidade de gordura). Os mais conhecidos são: coalho, ricota, mozzarela, camembert, brie, mozzarela de búfula, parmesão, conttage, gorgonzola, roquefort, prato, gruyére, estepe, emmenthal, reino, gouda e provolone.

O queijo é um alimento de alto valor nutritivo. É rico em proteínas de boa qualidade, minerais (principalmente cálcio e fósforo) e vitaminas lipossolúveis (A, D, E). Quanto ao valor calórico, os mais gordurosos são os que normalmente contêm maior quantidade de energia. Uma dica para verificar a quantidade de gordura dos queijos é observar a sua cor. Geralmente, quanto mais amarela, maior é o teor de gordura. Entretanto, nem todos seguem a regra, o mussarela de búfala é uma exceção, pois apesar de ter coloração branca, é um queijo com elevado teor de gordura.

No momento da compra, os pontos que devem ser observados são integridade da embalagem, data de validade, odor, cor e aparência geral do produto. Os queijos que se deterioram mais facilmente são aqueles com maior teor de água, como ricota, minas frescal e cottage.

E agora vamos à receita dessa semana? Suflê de queijo pode ser servido como entrada ou acompanhamento. É fácil de fazer, sofisticado e saboroso. Vai fazer?

Receita da Semana

SUFLÊ DE QUEIJO

foto receita

INGREDIENTES

*400 g de queijo cremoso tipo cottage

*3 ovos

*2 colheres (sopa) de manteiga

* 2 colheres (sopa) de farinha de trigo

*1 xícara (chá) de leite

*3 colheres (sopa) rasas de queijo parmesão ralado

*1 tablete de caldo de legumes

*1 pitada de fermento em pó

MODO DE PREPARO

1. Bata as claras em neve e reserve. Derreta a manteiga e acrescente a farinha diluída no leite. Mexa até engrossar. Desligue o fogo e ponha as gemas, uma a uma, mexendo após cada adição. Junte os queijos e o caldo de legumes.

2. Misture bem e espere amornar. Incorpore delicadamente as claras em neve e o fermento.

3. Despeje em uma fôrma untada e asse em forno alto pré-aquecido.

Até mais,

Osanilde Oliveira.


Responsive image

Responsive image

Nada foi encontrado


Responsive image
Responsive image