Sushi: Quem não gosta?
Combinação do arroz com pescados crus, frutas ou vegetais, os ?bolinhos? agradam os olhos e também o paladar

foto principal sushi
Crus ou fritos, os sushis conquistaram uma legião de fãs no mundo todo. De origem japonesa, os bolinhos agradam não só no sabor, mas também na aparência exótica. Coloridos ou não, eles são preparados com arroz e pedaços de peixes, frutos do mar, frutas ou vegetais. Tem gente que nunca provou, mas torce o nariz e se recusa a comer. E têm os que adoram, e saboreiam a qualquer hora do dia.

O sushi nasceu como um lanche rápido, um ?fast food?. O prato se popularizou, ganhou o mundo e se transformou. Os mais conhecidos são Califórnia, Hossomaki, Nigiri, Norimaki, Uramaki e Temak.

No Brasil, onde ganhou um toque regional, é servido até em churrascarias. Em Tóquio, onde foi criado há 300 anos, é uma forma de arte. Ao visitar um restaurante, no Japão, a gente descobre outras diferenças ? lá não existem rolinhos como ?Califórnia? ou ?Filadélfia?. Em compensação, são servidos 50 opções de peixes e frutos do mar, que variam conforme a estação, para que estejam sempre bem frescos. A raiz-forte também é fresca, moída na hora.

Em qualquer lugar, o arroz é o ingrediente principal em todos os sushis. A diferença se dá no formato e recheio. Por mais complicado que o preparo dessas comidas possa parecer, todo mundo é capaz de aprender. O segredo para fazer um bom sushi está na escolha certa dos ingredientes e na habilidade de prepará-lo com calma e dedicação.

O sushi pode ser comido com os pauzinhos, mas também é aceitável comer com as mãos, como ainda fazem muitos japoneses. O molho de soja deve ser usado em pouca quantidade, e apenas a borda da cobertura deve ser mergulhada, nunca o arroz. Ensopar o sushi no shoyo é um insulto ao sushiman.

Para os que não querem ter trabalho, indicamos alguns restaurantes, localizados em diferentes pontos de Aracaju. Entre eles, O Dragão, Churrascaria Labareda Grill, New Hakata e Muratto. Conhecemos todos eles e, por isso, atestamos o sabor e a qualidade de seus produtos. Mas se você quer testar os seus dotes culinários, segue um passo a passo do sushi de salmão com cream cheese. Boa sorte!

Receita da Semana

foto receita sushi

Sushi de salmão com cream cheese

INGREDIENTES

*1 xícara (chá) de água *3/4 xícara (chá) de arroz de grão curto *1 1/2 colheres (sopa) de vinagre *1 1/2 colheres (sopa) de suco de limão *2 colheres (sopa) de açúcar *1/2 colher (chá) de sal *1 pedaço de nori de 18x20cm *60g de salmão defumado *150g de cream cheese *1 cebolinha verde cortada em palitos

MODO DE FAZER

1. Coloque a água para ferver e junte o arroz. Reduza o fogo. Cubra e cozinhe até que o arroz tenha absorvido todo o líquido.

2. Numa pequena panela, junte o vinagre, suco de limão, açúcar e sal. Coloque para ferver. Reduza o fogo e cozinhe até que o açúcar esteja dissolvido.

3. Despeje sobre o arroz. Deixe descansar até que o líquido tenha sido absorvido pelo arroz. Deixe esfriar.

4. Coloque em pedaço de nori numa toalha levemente umedecida. Cubra com arroz. Aperte para ficar bem compacto.

5. Coloque uma porção generosa de salmão do lado mais curto. Do outro lado coloque uma tira de cream cheese e uma de cebolinha. Enrole como rocambole.

6. Com uma faca afiada corte em rodelas de 2,5cm.

7. Decore com salmão triturado e misturado com cebolinha. Sirva.

Harmonização

vinho 7
Este delicioso branco seco é produzido com uvas perfeitamente maduras, cultivadas em altitudes elevadas. É um vinho elegante e saboroso, mostrando notas de frutas tropicais e um discreto e refinado toque de carvalho francês, em um conjunto muito fino e equilibrado. Produzido por Bodegas Uxmal, na região de Mendoza, na Argentina. Possui teor alcoólico de 13%. Ótimo como aperitivo, acompanha muito bem peixes e frutos do mar.


Responsive image

Responsive image

Responsive image

Responsive image
Responsive image