Principais benefícios do gengibre

Aliado da saúde, gengibre também é versátil à mesa

foto principal

O gengibre tem nos seus componentes químicos amido, proteína, lipídios e proteases

Os orientais já conhecem há tempos os benefícios do gengibre: tem propriedades anti-inflamatórias, melhora os sistemas circulatório, digestivo e respiratório e até ajuda a emagrecer. Não bastasse tudo isso, seu sabor único combina com diversos tipos de receitas, das doces às salgadas, dos drinques aos pratos principais.

Nativo do sudeste da Ásia, a raiz concentra hoje os seus maiores produtores comerciais na Jamaica, Índia, Fiji, Indonésia e Austrália. O gengibre como atualmente o conhecemos ou é consumido, pode ser amarelo, branco ou vermelho, conforme variedade. O exterior é castanho e pode ser mais grosso ou fino, a depender se estiver maduro ou verde. O gengibre maduro é o mais comum. O mais verde só existe em mercados asiáticos e não necessita de ser descascado.

Os principais benefícios do gengibre são combate a gripes e constipações, náuseas e vômitos, aumenta o metabolismo (ajuda o emagrecimento), facilita a digestão e secreção da bílis, diarreia infantil, úlceras, anti-inflamatório, diminui a absorção de colesterol (combate o colesterol) e facilita a circulação sanguínea. Apesar de não haver estudos que confirmem, algumas pessoas afirmam que a raiz tem propriedades de combate ao cancro.

O gengibre é um ingrediente flexível que pode ser consumido em bebidas tais como chá, cerveja inglesa ou no cozimento. Ele pode ser utilizado para tornar os alimentos picantes e até mesmo como conservante de alimentos. Em doces, a raiz aparece em diferentes criações, como pudim, torta, bala, geleia, mousse, biscoito, calda, sorvete, gengibre cristalizado e caramelizado. Agora veja como preparar a receita ?Tiras de carne com laranja e gengibre?. Essa combinação vai encher a casa com um perfume delicioso, assim como chamar a família à mesa.

Receita da Semana

Tiras de Carne com Laranja e Gengibre

foto receita

INGREDIENTES

*500g de carne bovina magra (alcatra, filé mignon ou contrafilé) cortada em tiras finas

*Casca de 1 laranja ralada fina

*Suco de 1 laranja

*1 colher (sopa) de shoyu light

*1 colher (chá) de maisena

*1 pedaço de 2,5 cm de gengibre picado fino

*2 colheres (chá) de óleo de gergelim

*1 cenoura grande cortada em tiras finas

*2 cebolinhas cortadas em rodelas finas

MODO DE PREPARO

1.Coloque as tiras de carne numa tigela e despeje por cima a casca ralada da laranja junto com o suco. Deixe descansar por 30 minutos, no mínimo. Escorra o líquido da carne e reserve-o.

2. A parte, misture a carne com o shoyu, a maisena e o gengibre.

3. Aqueça o óleo numa frigideira grande e acrescente as tiras de carne. Refogue por 1 minuto ou até dourarem levemente. Junte a cenoura e continue fritando por mais 2 a 3 minutos.

4. Adicione as rodelas de cebolinha e o líquido de laranja reservado. Cozinhe, mexendo sempre, até levantar fervura e engrossar. Sirva quente com espaguete instantâneo ou arroz branco.

Delicia não é mesmo?! Espero que tenham gostado, até a próxima semana queridos!

Até mais,

Osanilde Oliveira.


Responsive image

Responsive image

Nada foi encontrado


Responsive image
Responsive image