Atum: opção saudável à mesa
Fresco ou enlatado, o peixe é delicioso, rico em ômega 3 e possui baixas calorias

ATUM

Apesar de ter sido popularizado pela versão em lata, o atum fresco também faz sucesso nos restaurantes ? e em casa -, seja em forma de sashimi ou em crosta de gergelim, na cozinha japonesa, grelhado ou mesmo em molhos, na cozinha mediterrânea. De cor avermelhada e textura firme, junto com o salmão é uma das melhores fontes de ômega 3, poderoso antioxidante.

Quer outra boa razão para consumi-lo? Uma latinha de atum em conserva tem apenas 100 calorias. Além disso, possui uma carne rica em selênio, proteínas, vitaminas B3, B6 e B1, fósforo, potássio e magnésio. Em função de seus nutrientes, esse famoso peixe é ideal e indicado para atletas, pois auxilia na recuperação dos músculos após exercícios físicos.

Também contém todos os aminoácidos necessários para a recuperação do organismo após grande esforço físico. Mesmo enlatado, o atum armazena 130% de vitamina D, um valor essencial para qualquer ser humano. Pois baixos níveis de vitamina D tendem a enfraquecer os ossos e também estão relacionados a doenças cardíacas e até câncer.

Na cozinha, o atum é versátil e quase sempre o ingrediente principal de um prato. Além de ser uma boa opção acompanhado de verduras, legumes e macarrão, o tão desejado peixe pode ser preparado na forma de bolinhos, em recheios de canapés, pizzas, pastéis ou como patê. Sem falar na cozinha japonesa, a qual citamos no início desta matéria.

Agora que tal anotar a nossa dica e preparar uma entradinha básica com esse peixe para o almoço da Sexta-feira Santa? Tomate recheado com atum, essa é a nossa sugestão. Ela se enquadra na categoria de receita fácil e rápida no preparo. E o melhor, é deliciosa!

Receita da Semana

ATUM C TOMATE

Tomate recheado com atum

INGREDIENTES:

*2 tomates maduros e firmes, tipo caqui (cerca de 220g cada) *1 colher (sopa) de margarina light *1 xícara (chá) de alho-poró fatiado bem fino *1 lata de atum ralado light *Sal e pimenta do reino a gosto

MODO DE PREPARO

1. Lave os tomates e corte uma tampa fina em cada um. Com o auxílio de uma colher de café, retire a polpa e sementes dos tomates. Lave o interior e polvilhe sal.

2. Deixe os tomates com a abertura voltada para baixo para escorrer o excesso de líquido. Enquanto isso, prepare o recheio. Aqueça a margarina e refogue o alho-poró até ficar murcho e começar a dourar. Retire do fogo e junte o atum escorrido, misture bem.

3. Tempere com sal e pimenta a gosto. Recheie os tomates com o refogado de atum e cubra com a tampa. Distribua os tomates numa assadeira e leve ao forno médio (180ºC), preaquecido, por cerca de 25 minutos ou até que os tomates comecem a murchar.

Rendimento: 2 porções
Tempo de preparo e cozimento: 35 minutos
Dicas: Para que o tomate fique parado e nivelado, corte uma fina fatia da base. Use tomates comuns, neste caso, a porção da receita aumenta para 4.

Harmonização

vinho10

Ótimo branco elaborado por Viña Montes, na região do Chile, com a nobre uva Chardonnay. É fermentado parcialmente em carvalho, o que confere esse agradável toque de baunilha bem equilibrado com as frutas exóticas. Encorpado, rico, cremoso e de moderada acidez. Possui teor alcoólico de 13,5%. Pronto para consumo, é um vinho de caractere para harmonizar varias pratos de peixes, frango e vitela.


Responsive image

Responsive image

Responsive image

Responsive image
Responsive image