O poder do limão

Versátil e saboroso na culinária, a fruta tem uso precioso na medicina

foto principal reduzida

O limão é verdadeiramente uma joia da natureza. Pode ser considerado o rei dos frutos, sendo impressionante a quantidade das suas aplicações. No entanto, tendemos a repudiá-lo quando pensamos no seu gosto azedo e a minimizar as suas virtudes medicinais e possibilidades múltiplas de utilização na culinária, produtos de limpeza e até em formula de cosméticos.
São muitas as virtudes creditadas ao limão na manutenção da saúde. Rico em vitamina C, a fruta ajuda a fortalecer as defesas do corpo para prevenir várias doenças. Também é uma boa fonte de potássio, magnésio, cálcio e fósforo. Possui várias propriedades benéficas ao organismo: bom para a circulação, previne alguns tipos de câncer, reduz os níveis de colesterol, adstringente, antibacteriano e antiviral. Utilizado como gargarejo, o limão é bom para aliviar a dor de garganta, úlceras na boca e gengivite. Além disso, auxilia na manutenção de dietas.
Encontrada em todo o Brasil, a fruta tem produtividade maior de dezembro a maio. Existem cerca de 70 variedades de limão em todo o mundo, porém os mais conhecidos são Tahiti, Siciliano, Galego e Cravo.
Verde ou um pouco mais maduro, o limão tem inúmeras utilidades na culinária, bastando algumas gotas para empestar seu sabor ao de outros alimentos. Por exemplo, seu sumo é usado como condimento no preparo de peixes, frutos do mar e aves. Sua casca, em pedaços ou raspas, é também condimento aromático ou matéria-prima essencial para doces, compotas, pudins, baladas, cremes, recheios, suspiros, caldas, etc. Com o seu suco faz ainda refrigerante, refresco, coquetéis e sorvetes. Enfim, uma lista enorme de delícias.
Que tal preparar uma deliciosa receita com esse poderoso ingrediente? Nossa sugestão é uma torta de limão e chocolate. Não é difícil de fazer e todo mundo adora. Bom apetite!

Receita da Semana

foto receita - Ormuzd Alves

Torta de Limão e chocolate

INGREDIENTES:

Massa:

*½ pacote de biscoito maisena (100 g)

*50 g de margarina

*2 colheres (sopa) de leite
Recheio de chocolate:

*500 g de chocolate ao leite picado

*1 colher (sobremesa) de manteiga

*1 lata de creme de leite

*2 colheres (sopa) de Nutella®

Recheio de limão:

*1 lata de leite condensado

*½ xícara (chá) de suco de limão

*1 lata de creme de leite

*½ envelope de gelatina em pó sem sabor *Raspas de casca de limão para decorar


MODO DE PREPARO:

1. Massa: No liquidificador, triture o biscoito maisena. Em uma tigela, misture o biscoito triturado, a margarina e o leite, até formar uma farofa bem úmida. Forre o fundo e as laterais de uma fôrma de 24 cm de diâmetro. Asse no forno preaquecido a 200ºC durante 10 minutos. Reserve.
2. Recheio de chocolate: Derreta o chocolate em banho-maria, misture a manteiga, o creme de leite e a Nutella. Coloque sobre a massa e, com uma colher, faça movimentos formando ondas. Leve à geladeira até endurecer.
3. Recheio de limão: No liquidificador, bata o leite condensado, o suco de limão, o creme de leite e a gelatina, preparada de acordo com as instruções da embalagem. Coloque sobre o creme de chocolate e leve à geladeira até endurecer. Decore com raspas de casca de limão.

Harmonização

Vinho

Vinho Danie de Wet, branco seco produzido com uva 100% Chardonnay, na África do Sul

Até a próxima semana!!!

Abraços,

Osanilde Oliveira.


Responsive image

Responsive image

Responsive image

Responsive image
Responsive image