Gordura do bem

Amendoim proporciona energia, ajuda a perder peso, afasta o risco de doenças cardiovasculares e pode até incendiar a libido

foto principal

Quando consumido em quantidades entre 30 e 40 gramas por dia, o amendoim auxilia na redução de peso corporal e gordura abdominal

Seja para acompanhar a cerveja ou no pé de moleque, o amendoim é uma preferência nacional. Para quem pratica exercícios físicos, ele tem muitas vantagens: é associado à maior ingestão de proteína, fibras, vitamina A, vitamina E, cálcio, magnésio, zinco, ferro, compostos bioativos como os polifenóis, além da redução no consumo de gordura saturada e colesterol.

Embora bastante calórico, a leguminosa é um aliado da boa forma. Isso porque promove a sensação de barriga cheia. Mas atenção, nem todas as formas de consumo do amendoim freiam o ponteiro da balança. Além de in natura, o torrado pode ser consumido, pois preserva todos os seus nutrientes. Mas a paçoca na versão tradicional o açúcar vem em excesso, assim como no pé de moleque, onde o caramelo é uma doce armadilha para a dieta.

Além da mãozinha na hora de emagrecer, o amendoim também é um protetor do coração. Possui nutrientes fundamentais para diminuir o colesterol LDL e manter as artérias sempre saudáveis, afastando o risco de doenças cardiovasculares. Mas, é claro que não pode ser saboreado aos montes. Até porque algumas versões industrializadas, aquelas coloridas e com cascas bonitas, têm sódio a rodo. Se optar pelo industrializado, procure marcas com o selo da Fundação Pró- Amendoim, que fiscaliza todas as etapas de produção do tira-gosto, atestando sua boa procedência.

Outro trunfo desse primo do feijão já comprovado pela ciência: o amendoim turbina, sim, a libido. O segredo de seu sucesso está na grande oferta de zinco, nutriente vital para o cérebro. Tudo isso é, sem dúvida, um prato cheio para saúde.

E por falar em prato cheio, o amendoim pode ser aproveitado em diversas receitas, desde o tira-gosto onde o alimento é só cozido a sorvetes, bolos, recheios de tortas, molhos para carnes, em licores, docinhos de festas e nas tradicionais comidas do São João. E para incrementar a sua festança junina, apresentamos o passo a passo de uma deliciosa Torta de Paçoca. Experimente, porque eu garanto que fará sucesso à mesa!

Receita da Semana

TORTA DE PAÇOCA

Foto receita

INGREDIENTES

Pasta:

*200g de amendoim torrado

*1 colher (sopa) de óleo

Massa:

*12 paçocas esfareladas (daquelas no formato de rolhas)

*2 colheres (sopa) de leite

*1 colher (sopa) de pasta de amendoim

*manteiga para untar a forma

Recheio:

*01 e ½ xícara (chá) de leite

*1 lata de leite condensado

*1200g de chocolate amargo derretido

*2 ovos

*60g de amendoim salgado torrado

MODO DE PREPARO

1. Pasta de amendoim: Bater no liquidificador 200gde amendoim torrado e uma colher de óleo até ficar cremoso.

2. Massa da base: Numatigela,mistura com as mãos12 paçocas esfareladas, 2 colheres de sopa de leite euma colher de pasta de amendoim até ficar homogêneo. Unte uma forma média de fundo removível (de uns 20 cm de diâmetro) com manteiga e forra bem direitinho com a massa.

3.0Recheio: No liquidificador, bater uma xícara e meia de leite, 1 caixa de leite condensado, 200g de chocolate amargo derretido, dois ovos e 60g de amendoim salgado torrado. Quando tudo estiver bem misturadinho, joga esse líquido sobre a massa na assadeira e leva ao forno por45 minutos. Depois deixa esfriar. Sem desenformar, joga por cima a pasta de amendoim que sobrou, uns amendoins e paçoca esfarelada para decorar.

HARMONIZAÇÃO

Vinho

Vinho tinto Santo Cristo Amphoara Garnacha 2012, produzido com uva Garnacha, na região de Aragón/ Espanha.

Até a próxima semana, espero que gostem!!!

Abraços,

Osanilde Oliveira.

1. Lave as berinjelas e corte-as em cubos. Em uma panela de pressão coloque os cubos de berinjela, azeite, orégano, 1 cebola em cubos, alho amassado. Misture tudo, feche a panela sem levar ao fogo e deixe descansar por 12 horas.
2. Passado 12 horas, abra a panela e acrescente a pimenta calabresa, e o sal a gosto. Leve ao fogo e deixe cozinhar em pressão por 5 minutos.
3. Espere sair a pressão naturalmente. Abra a panela e acrescente os pimentões cortados em cubos, a azeitona e a outra cebola em cubos e a salsa ou manjericão. Misture tudo, deixe esfriar.
4. Coloque em um vidro com tampa e conserve na geladeira.
Sugestão: Sirva com pão sírio, torradas ou pão francês.


Responsive image

Responsive image

Responsive image

Responsive image
Responsive image