O lado bom do chocolate

Consumido sem exagero, o alimento é considerado saudável e nutritivo

foto principal 2

É difícil encontrar quem resista ao sabor do chocolate e a beleza dos ovos de Páscoa.

No mundo todo, é difícil encontrar quem não se renda ao sabor de uma barra de chocolate. E quando a Páscoa vem chegando, pronto! É época de passear por supermercados com tetos abarrotados de embrulhos coloridos, de encomendar doces caseiros ou uma versão mais bacana, com cara de presente de aniversário. Porém, a dúvida que permeia a cabeça das pessoas é se a guloseima não irá implicar na boa forma ou na saúde.
Sem exageros, o ovo de páscoa escolhido pode ser saboreado com prazer, pois o chocolate é considerado saudável e nutritivo. O cacau, um de seus componentes, possui flavonoides que atua como antioxidante e mantêm o coração saudável, além de auxiliar no combate aos radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento. Outra substância é a cafeína que aumenta a euforia e o raciocínio.
O chocolate passa a ser um perigo à saúde quando consumido em excesso, pois é rico em calorias, carboidratos, gorduras e uma pequena quantidade de proteínas, o que faz dele um dos alimentos que mais engorda. Portanto, observe, além da quantidade, que pode ser uma porção de 30gr, o tipo de chocolate e o horário que for consumi-lo, de preferência no lanche da tarde ou da manhã.
Os chocolates brancos possuem mais gorduras por serem feitos de manteiga de cacau. Já o chocolate amargo ou meio amargo é mais benéfico em razão da grande quantidade de cacau. E o chocolate ao leite por receber leite em pó na massa, apresenta mais proteína e cálcio.
Ao saborear essa delícia, o que é muito comum em época de Páscoa, pois até quem não é muito fã de doces muitas vezes acaba cedendo à tentação, divida-o com amigos e familiares e guarde o que sobrou para ser consumido aos poucos, no decorrer da semana.
Entre as formas de barra e em pó existe um mundo de possibilidades de receitas preparadas com chocolate. Dos milkshake aos bolos, docinhos, licores, mousse, pudins, pavês e crepes, não há quem resista.
Confira agora uma sobremesa sofisticada, prática e gostosa: torta mousse de chocolate. Com certeza fará o maior sucesso no almoço de domingo. Uma Páscoa feliz e doce para todos!

Receita da Semana

foto receita

Torta mousse de chocolate

INGREDIENTES

*1 1/4 xícara (chá) de açúcar peneirado

*1 xícara (chá) de manteiga

*6 claras

*6 gemas peneiradas

*1 1/4 xícara (chá) de chocolate em pó

*2 colheres (sopa) de rum

MODO DE PREPARO

1. Pré-aquecer o forno em temperatura média (180ºC).

2. Em uma batedeira, bater as claras em neve e reservar. Em seguida, bater a margarina com o açúcar até obter uma mistura homogênea. Juntar as gemas aos poucos.

3. Misturar às claras em neve ao chocolate em pó e o rum.

4. Misturar delicadamente até a massa ficar homogênea. Dividir a massa em duas partes e reservar uma delas na geladeira.

5. Untar uma forma de aro removível (20 cm de diâmetro) e forrar com papel-manteiga. Despejar metade da massa na forma e levar ao forno por 25 minutos. Reservar.

6. Quando a base assada estiver fria, colocar a massa que estava na geladeira por cima, cobrir com plástico-filme e levar ao congelador por 12 horas. Decorar com raspas de chocolate e servir em seguida.

Rendimento: 16 fatias

Harmonização

vinho

Graham’s 10, vinho tipo Porto produzido em Portugal.

Abraços,

Até a próxima!

Osanilde.


Responsive image

Responsive image

Responsive image

Responsive image
Responsive image