Banana energética

Saudável, a fruta pode ser apreciada, além de in natura, em receitas doces e salgadas

principal

A banana é ingrediente de diversas receitas.

Símbolo de países tropicais e conhecida no mundo todo, a banana é a fruta mais popular do Brasil ? apesar de ser nativa da Ásia. Amarelinha e macia dá o ano todo. É só descascá-la e pronto… Mas a sua utilização vai além do consumo in natura. Com banana se faz de tudo: torta, pudim, bolo, vitamina, salgados e até sopa!

A banana é uma fruta de alto valor nutritivo. Energética e sem gorduras, é também rica em cálcio e fósforo. Muito digestiva, combate a diarréia e favorece a formação corpórea. Pode ser servida para pessoas de todas as idades, sendo muito comum nas papinhas de bebês. Suas diversas espécies dão em cachos e pencas. Entre as mais comuns, a banana-prata, banana-maçã, banana-d’água e a banana-terra.

Antes de consumi-la, a banana verde deve ser deixada para amadurecer em temperatura ambiente por uns dois dias. Depois de amadurecida, pode ser mantida na geladeira de três a cinco dias. Possivelmente a casca ficará marrom na geladeira, mas a fruta não será alterada.

Além de ser ótima para o consumo in natura, a banana é recomendada cozida, frita ou assada, podendo ser usada nos mais variados tipos de pratos, como saladas de frutas, sorvetes, empanadas, mingau, bolos e doces. Como primeira refeição do dia fica excelente amassada com aveia e açúcar, farinha enriquecida ou chocolate em pó.

Agora que tal preparar uma deliciosa sobremesa com essa poderosa fruta? A nossa sugestão é Crepe de doce de leite e banana, uma receita com ingredientes simples e fácil de fazer, mas glamourosa na mesa. Experimente!

Receita da Semana

Tortinha de banana e doce de leite

receita

INGREDIENTES

*4 bananas nanica maduras, porém firmes

*8 fatias de pão de forma sem casca

* 8 colheres (sopa) de doce de leite

*1/2 xícara (chá) de leite para umedecer o pão

*Açúcar e canela para polvilhar

*8 bolas de sorvete de creme

*Folhas de hortelã para decorar

MODO DE PREPARO

1. Corte as bananas ao meio no sentido longitudinal.

2. Abra as fatias de pão de forma com o rolo de macarrão, até ficarem bem fininhas. Em seguida, passe 1 colher de doce de leite em cada fatia e por cima coloque meia banana.

3. Enrole como um rocambole e prenda com um palito. Umedeça com um pouco de leite, coloque em uma assadeira untada com margarina e asse no forno preaquecido a 200 °C até dourar.

4. Retire os palitos, polvilhe o açúcar misturado com a canela, decore com folhas de hortelã e sirva com uma bola de sorvete.

Harmonização

vinho

Vinho branco seco Santa Alvara Sauvignon Blanc 2011, produzido no Chile.

Até a próxima semana!!!

Abraços,

Osanilde Oliveira.

1. Lave as berinjelas e corte-as em cubos. Em uma panela de pressão coloque os cubos de berinjela, azeite, orégano, 1 cebola em cubos, alho amassado. Misture tudo, feche a panela sem levar ao fogo e deixe descansar por 12 horas.
2. Passado 12 horas, abra a panela e acrescente a pimenta calabresa, e o sal a gosto. Leve ao fogo e deixe cozinhar em pressão por 5 minutos.
3. Espere sair a pressão naturalmente. Abra a panela e acrescente os pimentões cortados em cubos, a azeitona e a outra cebola em cubos e a salsa ou manjericão. Misture tudo, deixe esfriar.
4. Coloque em um vidro com tampa e conserve na geladeira.
Sugestão: Sirva com pão sírio, torradas ou pão francês.


Responsive image

Responsive image

Responsive image

Responsive image
Responsive image