TUNISIA - STAR WARS

A Tunísia anunciou ontem, terça-feira (8), o lançamento de uma campanha internacional de arrecadação de fundos para salvar um dos lugares em que foi filmada a saga “Guerra nas Estrelas” (Star Wars), situado no Saara e ameaçado pelo avanço das dunas.

Os cenários de Mos Espa, cidade de origem de Anakin Skywalker, o futuro Darth Vader, no filme “Star Wars: Episódio I – A Ameaça Fantasma”, e um lugar mítico para inúmeros admiradores da obra, se encontram em Ong Jmel, sul da Tunísia.
O ministério do Turismo tunisiano se aliou a associações para lançar a campanha ‘Salvem Mos Espa’, que busca reunir cerca de 300 mil dinares tunisianos (137 mil euros) para tirar a areia do lugar e preservá-lo.

“Mos Espa está situado em uma região com muito vento, ameaçado por dunas móveis que se deslocam sob o efeito do vento a 15 metros por ano. Uma duna já cobre mais de 10% do lugar”, afirmou Nabil Gasmi, da Câmara de Desenvolvimento do Turismo nos Oásis e no Saara (CDTOS), uma das associações envolvidas.

O estado tunisiano já repassou 160 mil dinares para iniciar os trabalhos, e quem quiser colaborar na campanha de financiamento participativo é só entrar em para tentar reunir 45.000 dólares. O resto deve ser financiado por mecenas e doadores.

Fonte: Globo.com


Responsive image

Responsive image

Responsive image

Responsive image
Responsive image