unidade de saude

Em apenas três meses de implantado, quase 24 mil pessoas foram atendidas nas oito Unidades de Saúde da Família (USF) de Aracaju, durante o horário ampliado (das 17h às 20H). A medida adotada pela Saúde de Aracaju busca facilitar o acesso da população aos serviços ofertados na Atenção Básica. Graças a essa iniciativa, em três meses foram realizados 23.966 atendimentos a mais. No mês de setembro foram 5.374 atendimentos, em outubro 9.349, e em novembro 9.243.

Em números, nessas USFs foram realizados (durante o horário especial noturno) 7.942 atendimentos de enfermagem, 7.386 atendimentos médicos, 4.914 aferições de pressão arterial, 1.241 administrações de medicamentos, 985 vacinas aplicadas, 410 verificações de temperaturas, realizados 350 curativos, 300 nebulizações, e feitas 438 mensurações de peso.

De acordo com a coordenadora da Rede de Atenção Primária (REAP) da Saúde de Aracaju, Aline Araujo da Silva, a iniciativa vem surtindo efeito positivo e está contribuindo para diminuir o índice de atendimento dentro das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). “As unidades possuem equipes a mais para atender a população. Assim, as pessoas buscam os serviços com a certeza que serão bem atendidas e terão os casos mais simples solucionados”, afirmou , acrescentando que a população vem aderindo e elogiando os serviços prestados durante o novo horário.

As equipes de atendimento noturno são compostas por um médico, um enfermeiro, dois auxiliares de enfermagem, além do corpo administrativo da unidade que permanece de plantão. Em algumas das unidades existem equipes em que são disponibilizados dois médicos uma vez que é registrado maior fluxo de pessoas.

As unidades que estão com o horário ampliado contam com a presença de guardas municipais, visando garantir segurança aos trabalhadores e dos usuários.

Confira as Unidades de Saúde da Família que atendem até às 20h:

USF José Augusto Barreto (Av. Euclides Figueiredo S/N – bairro Japãozinho)

USF José Machado de Souza (R. Major Aureliano, 100 – bairro Santos Dummont)

USF Hugo Gurgel (R. Renato Fonseca Oliveira S/N – bairro Coroa do Meio)

USF Onésimo Pinto (Av. Rad. José Silva Lima S/N – bairro Jardim Centenário)

USF Celso Daniel (Trav. 5 S/N. conjunto Padre Pedro – bairro Santa Maria)

USF Augusto Franco (R. H 5 S/N – conjunto Augusto Franco).

USF Joaldo Barbosa (Rua Guanabara – bairro América)

USF Carlos Fernandes de Melo (Av. Lamarão – bairro Lamarão)

Fonte: SECOM Aracaju


Responsive image

Responsive image

Responsive image

Responsive image
Responsive image