bucal 2

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), reafirmando seu compromisso com a população aracajuana, continuará disponibilizando o serviço de atendimento de urgência odontológica na capital, como vem sendo ofertado atualmente. “Avaliamos a importância da urgência odontológica para a população e a prefeitura resolveu mantê-la. Vamos inclusive estar intensificando a divulgado deste serviço, que é único no Estado”, destaca o secretário Municipal da Saúde, Dr. Agnaldo Feitosa.

Os atendimentos são realizados no Hospital Municipal Nestor Piva (Zona Norte), de segunda a sexta-feira, das 19h às 7h e nos fins de semana e feriados, durante todo o dia. Segundo a supervisora odontológica do Nestor Piva, Régia Cristina Bastos, atualmente a equipe é formada por seis cirurgiões dentistas e quatro auxiliares que realizam entre 70 e 80 atendimentos por semana. “Prestamos um serviço de urgência aos pacientes que chegam com traumas, dores de dente, abscessos e pulpites (inflamação da polpa) que muitas vezes provocam até febre”, explicou.

bucal 3

O atendimento na odontologia é voltado apenas para os casos de urgência e emergência e não necessita encaminhamento. “O paciente chega, faz o processo de identificação e já é diretamente levado para o atendimento. O grande diferencial desse serviço é o fato de ser uma alternativa nos horários em que as Unidades de Saúde da Família (USFs) não estão funcionando”, afirma Régia.

De acordo com Dr. Agnaldo Feitosa, foi pensada também a questão dos servidores que trabalham na Urgência Odontológica. “Manter o plantão até meia-noite, os auxiliares não vão ter como ir para casa, pois não há mais ônibus após esse horário. Então, avaliando tanto a importância do serviço para a população e também o lado dos servidores, foi decidido mantê-lo funcionando com está hoje”, pontuou.

Tratamento contínuo

Já os casos que necessitam tratamento contínuo, são encaminhados para o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), que funciona anexo ao Centro de Especialidades Médicas (Cemar), no Augusto Franco. Lá são ofertados os serviços de endodontia (canal), periodontia (tratamento de doenças gengivais, cirurgia bucomaxilofacial, extração de dentes impactados e pequenas cirurgias  na língua, e demais estruturas da cavidade oral), odontopediatria, entre outros serviços.

Fonte: Prefeitura de Aracaju


Responsive image

Responsive image

Responsive image

Nada foi encontrado

Responsive image