Sanduíche é também refeição

Fáceis de preparar, eles podem ser nutritivos e consumidos a qualquer hora do dia

foto principal

Um sanduíche substancial substitui uma refeição completa

O trabalho, a vida acelerada nas grandes cidades e os contratempos do dia-a-dia fazem com que as pessoas dispensem cada vez menos tempo às refeições. O que antes era sagrado, o hábito de sentar à mesa e gastar no mínimo uma hora entre uma salada, prato principal e sobremesa, hoje foi substituído por um lanche rápido, muitas vezes em movimento e por outras atividades entre as tarefas rotineiras. É ai que entram os sanduíches. Sim, apesar de tão criticado, o sanduíche pode ser também uma boa solução para as refeições rápidas, seja no café-da-manhã ou nas demais horas do dia: o tradicional “pão com alguma coisa” pode oferecer também equilíbrio nutricional.

Saber quais as combinações ideais para cada situação, no entanto, é importante para não deixar nutrientes de lado e, ao mesmo tempo, não extrapolar nas calorias. O sanduíche que fará parte da mesa do café-da-manhã precisa ser mais simples do que os do almoço ou jantar. Na primeira refeição do dia, vale investir nos pães integrais ou ricos em grãos. É recomendável também usar queijos e um tipo de embutido, para incrementar o lanche da manhã. Dê preferência aos menos gordurosos, como queijo branco, peito de peru ou presunto sem capa de gordura.

Já os sanduíches que podem substituir o almoço ou o jantar, precisam contar com os nutrientes recomendados para estas refeições. Por ser fonte de carboidrato, o pão faz o mesmo papel do arroz, massa ou batata que estariam no prato principal. As carnes, fontes de proteínas, podem ser trocadas por peito de frango grelhado, peito de peru, atum ou salsicha. As verduras e os legumes, como alface, rúcula, cenoura, azeitona, pickles e beterraba raladas também devem ser acrescentados. Enfim, a combinação de diferentes ingredientes dá um gostinho todo especial à sua refeição. Mas não se esqueça do molho, ele também é influencia no sabor do sanduíche e nos nutrientes. Existem inúmeras possibilidades de inventar algo de novo, é só pesquisar.

Para ajudá-lo a montar um sanduíche saudável, separamos uma receita fácil e saborosa: Wrap. O nome causa estranheza, mas o preparo é super simples. Ele é uma espécie de sanduiche enrolado da mesma forma de rocambole. Bom apetite!

Receita da Semana

Wrap de peito de peru

foto receita

INGREDIENTES

* 1 pão sírio grande (1 pão-folha pequeno)

* 1 colher (sopa) de leite

* 3 colheres (sopa) de requeijão

* 1 colher (sopa) de salsa picada

* 4 fatias de peito de peru

* 4 fatias de queijo prato

* 4 colheres (sopa) de cenoura ralada

* 2 folhas de alface grandes

MODO DE PREPARO

1. Abra o pão com cuidado. Espalhe o leite sobre as metades e reserve

2. Em uma tigela, misture o requeijão com a salsa e espalhe sobre o pão

3. Cubra com fatias de peito de peru e queijo. Distribua a cenoura ralada e cubra com a folha de alface

4. Enrole uma metade do sanduíche como um rocambole e continue enrolando com a outra metade com cuidado para não quebrar. Deixe a dobra do sanduíche voltada para baixo e sirva a seguir

Harmonização

Vinho

Uxmal Cabernet Sauvignon 2011, vinho tinto argentino.

Até a próxima semana!!!

Abraços,

Osanilde Oliveira.

1. Lave as berinjelas e corte-as em cubos. Em uma panela de pressão coloque os cubos de berinjela, azeite, orégano, 1 cebola em cubos, alho amassado. Misture tudo, feche a panela sem levar ao fogo e deixe descansar por 12 horas.
2. Passado 12 horas, abra a panela e acrescente a pimenta calabresa, e o sal a gosto. Leve ao fogo e deixe cozinhar em pressão por 5 minutos.
3. Espere sair a pressão naturalmente. Abra a panela e acrescente os pimentões cortados em cubos, a azeitona e a outra cebola em cubos e a salsa ou manjericão. Misture tudo, deixe esfriar.
4. Coloque em um vidro com tampa e conserve na geladeira.
Sugestão: Sirva com pão sírio, torradas ou pão francês.


Responsive image

Responsive image

Responsive image

Responsive image
Responsive image