Este mês o QUILOMBO MALOCA, representado pela CRILIBER – Criança e Liberdade comemoram seus longos 121 anos de luta e 39 instituição, respectivamente – resistência, luta pelo direito ao território e pela defesa dos direitos da equidade étnico-racial.

 

Já a entidade ocupa dois assentos nos conselhos de equidade municipal e estadual; é membro dos fóruns regional e nacional do movimento negro; apoiadora do setembro negro – marcha preta à Brasília no Mês setembro e participa do Projeto de Lei do estatuto equidade racial.

 

Além das atividades de arte, educação e cultura a entidade também terá na sua agenda, ações de fortalecimento institucionais e neste sentido está marcado uma audiência pública com o tema: “O poder Público e o Quilombo: E a Política Pública de Desenvolvimento, Geração de Renda e Trabalho.

 

Nesta audiência estará sendo cobrado também uma solução para o terreno anexo a escola 11 de agosto onde foi iniciado o projeto da horta comunitária onde 35 famílias tiravam seus sustentos e por conta da burocracia e os entraves administrativos, somados a pandemia, este projeto foi suspenso, dede já anunciamos a retomada do plantio da agricultura familiar no terreno anexo a escola com garantia de liberação da infra estrutura da secretaria de inclusão do Estado, enquanto INCRA não libera os créditos do projeto.

 

Já o terreno anexo ao centro de criatividade, aguarda parecer da SUPAT – Superintendência de Gestão do Patrimônio Público do Estado a construção de moradias quilombolas e dignidade.

 

Para comemorar estes 39 anos de aniversários teremos várias atividades e pedimos que verifiquem as atividades nas redes sociais da CRILIBER.

 

Teremos também o cadastro em forma de mutirão com o apoio da Bonfim& Mangue Cultural projetos, para todos os artistas quilombolas e os simpatizantes nos mapas culturais da FUNCAJU e da FUNCAP para que estes artistas possam concorrer aos recursos da Leis Adir Blanc e Paulo Gustavo que está por vir.

 

Vale ressaltar, que durante a pandemia, a CRILIBER manteve dentro dos protocolos as feiras de negócios Quilombolas, os atendimentos de exame de vistas e outras atividades corriqueiros no atendimento da comunidade.

 

Agenda

121 anos de Maloca e 39 anos de CRILIBER

 

Julho

15/07

Seminário : 39 anos em defesa da vida

 

16/07

Abertura das oficinas
Capoeira
Dança
Percussão

 

Agosto

05/08

Audiência pública – O Poder Público e o Quilombo Urbano: E a Política Pública de Desenvolvimento, Geração de Renda e Trabalho.

 

06 e 07/08

Feira de negócios Quilombola e agricultura familiar

 

Fonte: Marcos Elias da Silva