phpThumb cache www.aracaju.se.gov.br src6c43f36b553e266ef9b930ac6ceeb165 par32df3178023bb7b71a84b9034b5fa75e dat1431525857

A Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) vem transformando o 17 de março, por meio do investimento em obras que visam trazer cidadania e melhoria de vida aos moradores da localidade. Prova disso é a implantação do Centro de Artes e Esportes Unificado (CEU) que está sendo construído no bairro. Com sete mil metros quadrados, a praça diferenciada é a maior de Sergipe. No local, a população terá acesso a programas e ações culturais, práticas esportivas e de lazer, formação e qualificação para o mercado de trabalho, serviços socioassistenciais, políticas de prevenção à violência e inclusão digital.

Para a gestão da nova praça, que será feita pelo poder público, sociedade civil organizada e PMA, a Secretaria Municipal da Família e da Assistência Social (Semfas) vem realizando oficinas e reuniões técnicas para mobilizar e preparar a comunidade para a formação de um grupo gestor. ?Estamos fazendo um trabalho de mobilização para que os moradores entendam que ali é um equipamento público que também será administrado pela própria comunidade. A partir dessas oficinas sairá um grupo gestor que fará um planejamento que trará as demandas do que eles querem que tenham na praça, como esporte, cursos e cultura?, destaca a responsável pela mobilização social do projeto e diretora de habitação da Semfas, Virgínia Rabelo.

Reuniões técnicas

Além das oficinas, os gestores das Secretarias envolvidas no projeto realizam continuamente reuniões técnicas para esclarecer dúvidas da comunidade e ouvir as demandas e expectativas sobre o projeto que irá trazer benefícios aos moradores. A última ocorreu na terça, 12, na Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat) do bairro.

?O 17 de março terá o maior Centro de Esporte e Artes de Sergipe, com recursos do governo federal. Ele terá mais de sete mil metros quadrados com praça coberta, pista de skate, cinema, teatro, além de ações de outras Secretarias. Fazemos as reuniões mais para ouvir do que falar. Queremos saber o que os moradores querem saber sobre essa obra que trará tantos benefícios à região?, destaca o coordenador de implantação dos CEUs em Aracaju e assessor especial da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (SEPLOG), Roberto Góes.

Segundo o coordenador de obras da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (EMURB), Paulo Fernando Costa da Cruz, a obra já está em sua 3ª etapa. ?Essa obra ficará pronta em um prazo de 60 a 90 dias. Estamos solicitando agilidade à construtora. Outras obras também estão em andamento para estruturar e melhorar a vida dos moradores do 17 de março?, ressalta.

A fim de garantir a segurança no local, o coronel Enilson Aragão destacou que a Guarda Municipal de Aracaju apresentou um projeto à parte para que haja no local um sistema de câmeras com monitoramento 24 horas. ?É um compromisso e uma preocupação do prefeito de Aracaju que todo equipamento entregue tenha a presença da Guarda Municipal, então, além da base física da Guarda, apresentamos um projeto para implantação de câmeras para monitoramento 24 horas?, afirmou o coronel, ressaltando que a própria comunidade também deve fiscalizar e preservar o patrimônio público.

Demandas

Para o morador Marivaldo Silva, a Prefeitura de Aracaju deve dar oportunidade aos moradores que queiram servir como oficineiros no novo Centro de Artes. ?Peço que no cadastro dos oficineiros dêem oportunidade para os moradores daqui, porque nós queremos também poder nos somar nessa nova praça com nosso trabalho?, comenta.

Já o presidente da Associação de Moradores do 17 de março, Adriano Araújo, aproveitou a reunião técnica ocorrida esta semana para parabenizar a gestão do prefeito João Alves Filho por dar continuidade a obras importantes para a comunidade. ?Quero parabenizar ao prefeito por dar continuidade a obras importantes para nós e trazer para aqui novas obras também, porque enquanto outros colocam obras no esquecimento ou priorizam outros bairros, ele estrutura o nosso?, diz Adriano.

CEU 17 de março

O Centro de Artes e Esportes do 17 de março terá espaço para programas culturais, salas multiuso, cine-teatro, telecentro para inclusão digital, biblioteca pública, Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), pista de skate e duas quadras de esportes, sendo uma coberta. Os ambientes estão sendo construídos com acessibilidade para pessoas com deficiência. A nova praça diferenciada será a maior de Sergipe. No Brasil, o Governo Federal, em parceria com as prefeituras municipais, já construiu CEUs em 450 municípios do país.

Fonte: Prefeitura de Aracaju