Não se alimentar adequadamente antes da academia e malhar com maquiagem estão na lista de erros que muitas pessoas cometem antes do treino. Contudo, é preciso também ficar de olho nos maus hábitos depois da academia, quando os músculos estão em recuperação.
Erros depois da academia:
1. Esquecer-se do relaxamento:
Depois que o treino acaba é preciso fazer algum exercício mais calmo para que a frequência cardíaca e a circulação sanguínea diminuam aos poucos. A dica para relaxar o corpo antes de ir embora é fazer exercícios aeróbicos leves, como andar alguns minutos na esteira. De acordo com o fisiologista Diego Leite de Barros, do Hospital do Coração, em São Paulo, parar os exercícios físicos de forma abrupta pode causar mal estar lesão em alguma parte do corpo.
2. Não comer:
Para garantir o bem-estar e obter os melhores resultados, é preciso se alimentar adequadamente antes e depois do treino. Ficar em jejum no momento em que os músculos estão se recuperando da atividade física está na lista de erros. Segundo a nutricionista Ana Paula Lins, do grupo Nutricionistas Associadas, a dica é consumir alimentos ricos em proteína. O suco rosa, queridinho das famosas, também pode ser consumido no pós-treino.
3. Não beber água:
Outro erro comum que as pessoas cometem depois da academia é não beber água mesmo horas depois do treino. De acordo com a nutricionista Thatyana Freitas, da clínica paulistana Stesis, tomar água após o treino é essencial para garantir que o corpo esteja hidratado.
4. Não tomar banho e lavar o cabelo:
Não lavar o cabelo depois da academia é uma prática que prejudica os fios. Segundo terapeuta capilar Sandra de Assis Maia, da clínica Alto Stima, em Goiânia, o suor toma conta do couro cabeludo, o que pode provocar dermatite seborreica. A dica da especialista é remover os resíduos e o suor com uma boa lavagem. A mesma regra vale para a pele, que pode sofrer com espinhas, caso o suor não seja retirado.
5. Não trocar de roupa:
Chegar em casa e não tirar as roupas usadas na academia também é um erro comum que faz mal para a saúde. Roupas e acessórios úmidos facilitam a proliferação de bactérias e fungos, inclusive na região íntima feminina.
Fonte: iTodas