Além disso, o chá de hibisco é associado ao emagrecimento por conter um inibidor que bloqueia a amilase, enzima que transforma o amido em açúcar. Consumir o chá após as refeições ajuda a reduzir a absorção de carboidratos, gradualmente levando à perda de peso.
 

Mas será que qualquer um pode consumir o chá de hibisco? Você sabe seus efeitos colaterais? Veja o que a nutricionista e especialista, Clarissa Fujiwara respondeu.

 

O chá de hibisco tem efeitos colaterais?

Aumenta o risco de infertilidade: Existem alguns estudos que indicam que o consumo contínuo e em grandes quantidades do chá de hibisco possa interferir nos níveis de estrogênio e, em virtude da alteração dos níveis do hormônio, inibe a ovulação acarretando na infertilidade de caráter transitório.

 

Pode causar mal-estar: Deve-se ter cautela com o efeito diurético proporcionado pelo consumo de chá de hibisco. A diurese em demasia leva à desidratação, perda de eletrólitos no organismo, como potássio e sódio, acarretando em alterações na contração muscular, tontura, sensação de fraqueza e até desmaio.

 

Pode alterar o efeitos de alguns medicamentos: O consumo de chá de hibisco pode tanto potencializar quanto reduzir o efeito de alguns medicamentos. Considerando o efeito diurético, o consumo elevado pode potencializar o efeito de medicamentos anti-hipertensivos. Porém, existem alguns estudos que sugerem o consumo de hibisco na redução do efeito de alguns medicamentos e, mais rápida metabolização de substâncias, como o paracetamol.

 

É indicado para gestantes?

A contraindicação do chá de hibisco para mulheres gestantes é atribuída pelos possíveis efeitos da bebida em alterar o equilíbrio dos hormônios e ação sobre a musculatura uterina, podendo acarretar complicações durante a gravidez e até abortos espontâneos consequentes da ingestão excessiva. 

 

Estou amamentando. Posso consumir o chá?

O consumo de chá de hibisco também é contraindicado durante a amamentação. Isso porque o número de estudos envolvendo seres humanos acerca da toxicidade e dosagem segura de consumo ainda é escasso. Por isso orienta-se evitar sua ingestão durante a amamentação.

 

Quem tem pressão alta pode tomar?

Existem estudos que afirmam o benefício do consumo do chá de hibisco em pacientes que têm pressão alta devido ao efeito anti-hipertensivo da ação diurética. No entanto, pacientes que têm pressão alta também devem evitar o consumo do chá de hibisco. Isso porque os medicamentos que tratam a hipertensão já auxiliam no controle da pressão arterial. Se o paciente toma o chá de hibisco junto com os medicamentos, pode haver uma queda de pressão além do necessário. 

 

Pode ser prejudicial para quem tem pressão baixa?

O efeito anti-hipertensivo tem substâncias capazes de favorecer em conjunto a ação diurética e a redução da pressão arterial, podendo causar quedas acentuadas em indivíduos que apresentem tendência à hipotensão. Dessa forma, deve-se ter cautela com o efeito diurético proporcionado pelo consumo de chá de hibisco.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte:
https://minhavida.com.br/alimentacao/listas/32881-6-fatos-sobre-o-cha-de-hibisco-efeitos-colaterais-infertilidade-e-mais?utm_source=news_mv&utm_medium=MS&utm_campaign=7736531&utm_source=ALLINMAIL&utm_medium=email&utm_content=244494508&utm_campaign=Alimenta__o_17_06_2019_ATV_Repique&utm_term=__gci5.sbv.nm.l0.n.x.zm.vnah.n.w.yy.f.g.qu92ck.f2d