O aumento no número de turistas estrangeiros no Brasil em 2013 superou a média do crescimento mundial e foi quase três vezes maior que a alta verificada nos demais países da América do Sul. Enquanto o total de estrangeiros que fazem turismo registrou alta de 5% no ano passado, conforme dados da UNWTO (Organização Mundial do Turismo, na sigla em inglês), no Brasil esse índice foi de 6%, conforme dados preliminares da Embratur (Instituto Brasileiro do Turismo), com o ingresso de pelo menos 6 milhões de turistas estrangeiros.
Ainda de acordo com os dados da UNWTO, o aumento no número de turistas estrangeiros no Brasil foi praticamente o triplo dos 2% verificados na média dos demais países da América do Sul, região onde Brasil e Argentina são os principais receptores de turistas estrangeiros. ?No caso do Brasil, o bom desempenho de 2013 foi influenciado pela Jornada Mundial da Juventude, Copa das Confederações e pela maior exposição do país no cenário internacional em função de grandes eventos como a Copa do Mundo, que começa em junho próximo, e das Olímpiadas de 2016 no Rio de Janeiro?, explicou o presidente da Embratur, Flávio Dino.
?O resultado do ano passado mostra que o governo da presidenta Dilma caminha na direção certa da preparação dos megaeventos, garantindo uma boa imagem do país no exterior?, avalia Dino. ?É isso que temos mostrado em campanhas publicitárias, ações de relações públicas e nos eventos de promoção realizados nos principais emissores como América Latina, Europa e Estados Unidos?. Segundo ele, a meta para esse é, aproveitando essa maior exposição do Brasil, atingir 7 milhões de turistas estrangeiros.
Embratur realizou, em média, um evento por dia de 2013
O ano de 2013 foi de grande exposição para a imagem do Brasil. Os grandes eventos que o país sediou proporcionaram que os destinos brasileiros tivessem destaque nos principais meios de comunicação do mundo. Para a promoção turística do país não foi diferente. ?Este foi um ano de intensificação de ações de divulgação no mercado internacional?, comentou Dino. A Embratur realizou 187 ações em 2013. Considerando que a maioria dos eventos teve, no mínimo, dois dias de duração, o mundo recebeu ações de divulgação do Brasil em todos os dias do ano,
Para 2014, além das edições do Goal to Brasil – relacionadas à Copa do Mundo, a Embratur terá um planejamento mais preciso de suas ações em 2014. ?No planejamento da Embratur, pudemos identificar precisamente as potencialidades de cada mercado e pudemos fazer um ajuste fino dos eventos programados para o próximo ano?, disse a diretora de Mercados Internacionais da Embratur, Leila Holsbach. O planejamento de 2014 foi baseado em dados como atual emissão de turistas para o Brasil, conectividade aérea e potencial imediato de crescimento. “Temos muito mais precisão para definir que tipo de eventos realizar em cada mercado.
Fonte: Embratur