O frio chega e, para muitas pessoas, a vontade de treinar some. Se você é uma dessas, saiba que começar ou manter a prática de atividades físicas nesta época traz muitos benefícios, principalmente, para quem está buscando eliminar aqueles quilinhos a mais.

O personal trainer, Caio Cezar, especialista em fisiologia do exercício, explica que durante o inverno, a necessidade de manter a temperatura corporal nos níveis normais faz com que a atividade metabólica e o gasto calórico aumentem. “Com as temperaturas baixas, temos uma contração maior dos músculos e nos esforçamos mais para nos movimentar. Dessa forma, o corpo precisa de mais caloria para se aquecer”, afirma.

Segundo o professor de Educação Física, a elevação do metabolismo também faz com que a gente passe a comer mais alimentos calóricos, pela necessidade de repor a reserva de energia, por isso mesmo, “quanto mais intensa for a atividade, maior será a redução da gordura corporal”.

Praticar uma atividade física quando as temperaturas estão mais oscilantes também ajudam a deixar a sua saúde mais resistente porque, como ressalta o personal. “As atividades físicas em conjunto com uma alimentação corretamente balanceada, de acordo com a atividade , intensidade e frequência que o indivíduo pratica, fortalecem nosso sistema imunológico, potencializando os mecanismos de defesa do nosso organismo e auxiliando no combate às doenças comuns do inverno, como gripes e resfriados”, detalha Cezar.

Para não deixar que a baixa temperatura acabe com o seu projeto de vida saudável, o professor Caio Cezar sugeriu três opções de exercícios indicados para esta época, que devem ser realizados com a supervisão de um profissional de Educação Física:

Atividade intervalada de alta intensidade (HIIT): utilizando corretamente os protocolos existentes pode ser realizada na bike, esteira, pulando corda, corda naval, jump. Este treino pode ser realizado entre 2 a 3 vezes por semana em dias alternados, por conta do grande desgaste fisiológico.

Musculação: a escolha correta dos exercícios (multiarticulares) também faz  nosso metabolismo aumentar no inverno. O lado bom disso é que as nossas reservas de energia são queimadas para manter nosso corpo quente.

Natação: no inverno também é uma excelente opção, pois o vapor de água eliminado pelas piscinas umidifica o ambiente, evitando lesões na mucosa do trato respiratório e, consequentemente, infecções virais.

Fonte e Foto: Divulgação/ Assessoria de Imprensa.