O projeto Cidadão Consciente, Cidade Limpa percorre as ruas de Aracaju disseminando informações acerca dos benefícios da coleta seletiva, do descarte correto do lixo e da necessidade de cooperação da população para o êxito do trabalho. O projeto criado pela Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) conta com a ação de agentes ambientais que vão de porta em porta levar o conhecimento sobre sustentabilidade e ecologia. Na última quinta-feira, 8, os moradores da Rua Arthur Fortes, próximo à avenida Visconde Maracaju, tiveram a oportunidade de conhecer a iniciativa.
De acordo com a assessora técnica da Emsurb, Trícia Dantas, os agentes ambientais orientam os moradores, nos turnos da manhã e da tarde, por meio de uma conversa com foco na conscientização ambiental. ?Nossos agentes ambientais estão orientando os moradores a só colocarem o lixo na frente da residência nos dias de coleta, evitando assim a prática do descarte irregular de lixo. Outro ponto de destaque que os agentes enfatizam também é a respeito de como eliminar o óleo de cozinha, já que os mesmo podem armazenar o material e entrar em contato com o Recicle Óleo (9971-1148), projeto de iniciativa do bairro Jabutiana?, informou Trícia.
O supervisor dos agentes ambientais, Fábio Almeida, destacou a estratégia utilizada na região. ?Para evitar que os moradores depositem o lixo na margem do canal, colocamos a equipe de agentes ambientais para conscientizar sobre a importância do descarte de lixo nos dias corretos da coleta para evitar o acúmulo nas ruas. Foi solicitada uma caixa coletora para o local, aqui nesta travessa, mas não é apropriado porque não há espaço, a travessa é estreita, e, além disso, prejudicaria a população, porque para recolher o lixo da caixa é preciso esperar encher a caixa por inteiro e isso dura de dois a três dias?, explicou.
Para a agente ambiental Patrícia de Souza Silva, os moradores foram bem receptivos. ?Todos dizem que descartam o lixo nos dias certos de coleta e acharam a iniciativa da conscientização importante para a região. Conscientizamos sobre as doenças que esses lixos descartados irregularmente podem causar a exemplo da proliferação de insetos e sobre a importância de manter a cidade limpa. Cada cidadão tem o dever de cuidar dos seus resíduos, seja ele seco ou úmido?, enfatizou a agente ambiental.
?Aqui na rua o carro do lixo passa nos dias corretos, por isso sempre está limpo aqui na porta. A conscientização ambiental é importante para manter a rua limpa, sem lixo. Gostaria que todas as outras ruas fossem assim como a minha?, comentou a moradora Joana Leonor.
Fonte: Secom Aracaju