Ambulantes que foram credenciados para realizar algum tipo de comércio nos 12 dias de festividade junina na Praça de Eventos dos mercados estão se mostrando satisfeitos com o representativo número de forrozeiros ao longo dos últimos sete dias. Com as vendas aquecidas, muitos garantem que este ano está sendo especial para todos. Há cinco anos credenciado para vender pasteis e caldo de cana, o vendedor Adilson dos Santos disse torcer para que o movimento permaneça até o próximo domingo, 29, quando o evento será concluído.
?Tem muito turista por aqui e a programação aqui do Forró Caju está muito boa. Acredito que essa é a resposta para todos os dias essa praça estar sempre cheia, não somente em frente ao palco principal, mas também aqui perto da passarela das flores?, disse. Para agradar a todos os públicos, toda a área do Forró Caju conta com bares e restaurantes que servem desde os pratos típicos e tradicional cerveja, até aos pratos quentes mais sofisticados e whiskys com oito, 12 e 16 anos. Pra quem prefere o rápido e apetitoso churrasquinho, a variedade também é ampla.
Com uma barraca de tapioca com a oferta de vários sabores, a vendedora Maria Elisângela disse estar aprovando a procura. Segundo ela, além dos forrozeiros que lotam o arraial a cada noite, as pessoas que trabalham na realização deste evento também estão contribuindo para que muitos registrem lucros mais significativos se comparado ao mesmo período do ano passado. ?Muita gente chega cedo para trabalhar e não tem tempo para brincar o São Jojão em família. Eles deixam de comer esses pratos ?comuns? para se alimentar das coisas típicas tipo milho, canjica e pamonha?, afirmou.
Entre as bebidas a cerveja é a principal solicitação dos consumidores, seguido de água, refrigerante e drinks tipo coquetéis e o tradicional quentão nordestino. Apesar do aumento nas vendas, o jovem Luciano dos Santos garante que poderia ser melhor caso fosse proibida a entrada de bebidas dentro de embalagens descartáveis e não cortantes. ?Muita gente sabe que pode entrar e estão já trazendo de casa, mas é assim mesmo, estou falando como vendedor, na curtição com os amigos faria a mesma coisa?, declarou o ambulante.
Segundo cálculos da Guarda Municipal, responsável pelo monitoramento do evento, cerca de 100 mil pessoas estão passando por dia nesta 21ª edição do Forró Caju. Portal ARACAJUFEST, há 14 anos registrando o seu sorriso.
Por Milton Júnior (Aracajufest)