Quem não se lembra dos sucessos ‘Liberar Geral’, ‘Tô Fraco’ e ‘Carrinho de Mão’ eternizados na voz de Reinaldo, do grupo Terra Samba? Nos anos 90, ele era uma das principais referências do axé não só na Bahia, mas em todo o país. Junto ao grupo, o artista vendeu mais de três milhões de discos e recebeu diversos prêmios ao longo da carreira.
Os anos passaram e Reinaldo ficou longe dos holofotes. Onde estaria o cantor baiano? O que ele faz atualmente? O iBahia foi atrás dele e o encontrou cheio de história para contar.
Trajetória de sucesso
Muitos não sabem, mas Reinaldo Nascimento já havia passado por várias experiências musicais antes de se consagrar com o Terra Samba. O cantor comandou as bandas Odoyá, Raízes do Pelô, Melô do Samba, Samba Scorpion e ainda passou pela percussão do Araketu. Com uma bagagem extensa, o baiano foi convidado para cantar no Terra Samba e fez história no grupo: gravou 13 CDS, 1 DVD, participou de programas de rádio e TV – na licença maternidade de Xuxa, Reinaldo foi um dos convidados da loira para substituí-la -, e ainda estrelou um ensaio nu para a revista G Magazine.
“Sinto saudade dessa época. Sem o Terra Samba não seria o que sou hoje. Sou muito grato por tudo. Tudo o que aprendi como artista e ser humano foi naquela época. Hoje, sou mais experiente, reciclado, renovado”, comenta o baiano.
Ao todo, foram 15 anos de estrada junto ao Terra Samba. O “casamento” acabou em 2009, quando Reinaldo, que também era sócio do grupo, decidiu investir em um projeto diferente: o Som de BR. A sigla era uma referência às iniciais dos cantores Beto Jamaica (ex-É O Tchan e Reinaldo). “Era um trabalho que tinha um pouco de tudo, batidas de samba, axé e samba reggae. A proposta era resgatar o tradicional samba de roda baiano, como nos tempos do Gera Samba”, relembra.
O grupo durou pouco mais de um ano, porque Beto Jamaica resolveu voltar aos vocais do ‘É o Tchan’ com o antigo parceiro, Compadre Washington. Já Reinaldo, voltou a comandar o Terra Samba em 2011. No período em que ficou afastado, coube a Mano Moreno, ex Braga Boy que ficou conhecido pela música ‘Bomba’, a missão de seguir com o grupo.
Atualmente
Hoje, aos 43 anos, Reinaldo segue em carreira solo, cantando sucessos do Carnaval da década de 90 e composições próprias. “Atualmente me apresento como Reinaldinho porque quero me desvincular totalmente do termo ‘cantor do Terra Samba’. Tenho meu estilo. Estou há quatro ou cinco meses trabalhando com um novo projeto. Estou no começo ainda, por isso, estou buscando o apoio das rádios para emplacar os sucessos do CD que lancei há pouco tempo”, conta o artista em entrevista ao iBahia.
Apesar de longe dos holofotes, o cantor tem se apresentado em várias cidades do país, como Goiânia, Belo Horizonte e Cuiabá. A última vez que Reinaldinho se apresentou em Salvador foi com o projeto ‘Pagodão das Antigas’, no início deste ano. “É claro que sinto saudade de cantar na minha terra. Mas sempre estou por aqui, esperando convites”, disse.
Fonte: ibahia.com