“Estava realizando serviços habituais de casa e foi quando notei um anúncio vindo de um carro de som informando sobre a realização do Cata Bagulho, e foi a partir daí que percebi que o projeto seria realizado no meu bairro. Achei muito bom este serviço porque tive a chance de jogar fora um móvel velho e notei que meus vizinhos também souberam aproveitar”. O comentário é da cidadã Maria Lúcia Xavier, que acompanhou e participou da realização do programa Cata Bagulho no bairro Jabotiana no último sábado, 30.
Assim como outros moradores, a cidadã eliminou um sofá que vinha trazendo transtornos. “Eu não sabia mais o que fazer com o sofá velho dentro de casa, esse Cata Bagulho veio em boa hora”, atestou Maria Lúcia.
O programa da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) possibilita que a população descarte objetos que não podem ser levados pelo caminhão da coleta domiciliar. Semanalmente, um bairro da capital é contemplado. Ao todo, 10,46 toneladas de resíduos como pedaços de madeira, móveis velhos, colchões e eletrodomésticos antigos foram recolhidos na localidade. Além disso, foram coletadas ainda 7,21 toneladas de material orgânico e 520 quilos de material reciclável destinado para a Cooperativa de Reciclagem Bairro Santa Maria (Coores).
De acordo com o diretor de controle operacional da Emsurb, Humberto Santana, a prática do descarte irregular é comum na maioria dos bairros da capital. “O Jabotiana comparado com outras regiões ainda sofre menos com a prática do descarte irregular, e mesmo assim o programa foi realizado integrando a localidade ao projeto. Os moradores aprovaram a ação e tivemos resultados favoráveis, pois a informação é o nosso grande aliado na execução do projeto”, salientou.
O próximo bairro a receber o Cata Bagulho será o Bairro América no próximo sábado, 6.
Fonte: SECOM Aracaju