ufsdqi

O Ranking Universitário Folha (RUF), análise que indica classificação nacional de instituições de ensino superior públicas e privadas, correspondente a 2014, foi divulgado nesta segunda-feira, dia 8. Realizado desde 2012 pelo jornal Folha de S. Paulo, o RUF mede a qualidade das 192 universidades brasileiras credenciadas pelo Ministério da Educação. As duas instituições sergipanas aparecem bem no ranking, sendo avaliadas nas suas pesquisas, inovações, internacionalização, ensino e mercado, segundo a Folha. Dentre as 192 universidades brasileiras, a Universidade Federal de Sergipe (UFS) aparece na 33ª colocação. Já a Universidade Tiradentes (Unit) aparece na 73ª posição geral. Em 2013, segundo esse mesmo estudo, a UFS era a 51ª instituição e a Unit ocupava a 116ª colocação no geral. “A análise alia indicadores objetivos, como volume de publicação científica de cada universidade, à opinião de profissionais envolvidos no ensino superior – o Datafolha ouviu 611 professores universitários que avaliam cursos para o Ministério da Educação e 1970 responsáveis por recursos humanos”, garante o jornal.

É importante ressaltar que a avaliação é feita por equipe especializada do jornal paulista utilizando bases de patentes brasileiras, bases de periódicos científicos, bases do MEC, além de pesquisas de opinião feitas pelo instituto Datafolha. Segundo a Folha de S. Paulo, o trabalho levou cerca de oito meses para ser concluído. Além das instituições, cada um dos 40 cursos com mais demanda no Brasil também foi avaliado e o resultado pode ser conferido no site www.uol.com.br.

UFS – Pelo Ranking Universitário Folha 2014, as seis melhores universidades públicas do Nordeste são: 11º – Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); 13º – Universidade Federal do Ceará (UFC); 14º – Universidade Federal da Bahia (UFBA); 21º – Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN); 25º – Universidade Federal da Paraíba (UFPB); e 33º -Universidade Federal de Sergipe (UFS).

“Gostaríamos de estar numa posição bem melhor, mas a 33ª projeta a Universidade Federal de Sergipe (UFS) bem e nos coloca numa posição de destaque. Acho que essa posição em que nos encontramos é fruto do trabalho da administração, dos professores, servidores e o bom desempenho dos nossos alunos. Alimentamos a esperança de atingirmos posição melhor no próximo ranking, pois estamos trabalhando para isso”, afirmou o reitor da UFS, professor Angelo Roberto Antoniolli.

O reitor destacou ainda o fato de a UFS ter crescido muito nos últimos 12 anos, passando de pouco mais de 10 mil alunos para mais de 32 mil, ter aumentado o número de professores efetivos de 540 para mais de 1400 e estar hoje com campi em Laranjeiras, Itabaiana, Lagarto e, logo em breve, no sertão. “A UFS cresceu, mas preservou o bom ensino, a boa pesquisa e manteve a sua política de extensão. É claro que isso não vai nos acomodar. Queremos novas boas posições nas avaliações, pois crescemos com qualidade”, destacou.

Unit – De acordo com a avaliação do RUF 2014, a Universidade Tiradentes já é a décima oitava melhor instituição particular do Brasil e a segunda melhor do Norte e Nordeste. A 73º colocação geral lhe garante status de grande, colocando-a à frente de várias outras instituições tradicionais do país, privadas e públicas.

Segundo o superintendente acadêmico da Universidade Tiradentes, professor Eduardo Peixoto Rocha, o posicionamento da Unit no RUF 2014 endossa os investimentos da instituição na oferta de uma educação superior de qualidade, que une ensino, pesquisa e extensão. “Na pesquisa, os jovens programas de mestrado e doutorado da Universidade Tiradentes são muito bem avaliados pela Capes, órgão regulamentador da pós-graduação no País. Também investimos em inovação, em espaços como o Instituto de Tecnologia e Pesquisa, onde são desenvolvidas novas tecnologias em parceria com empresas como a Petrobras”, ressalta Peixoto.

De acordo com ele, na Unit muitos professores e alunos desenvolvem projetos inovadores em parceria com pesquisadores de países como EUA, Canadá, França, Alemanha, entre outros. “A Unit é apontada como a melhor instituição de ensino superior particular do Norte/Nordeste brasileiro, segundo o Índice Geral de Cursos – IGC – contínuo atribuído pelo Ministério da Educação. Já no ranking da Folha, ficamos a um ponto da primeira colocada, porém as nossas patentes não foram computadas, nem mesmo a que nos rendeu a Medalha de Ouro Wipo 2014, concedida pela ONU, graças a um projeto de criação de tecnologia mais barata e sustentável para tratamento de efluentes”, argumenta o professor Eduardo Peixoto.

Com a posição alcançada no RUF 2014, a Unit de fato se firma no cenário nacional como uma das melhores do Norte e Nordeste. Atrás dela, segundo o estudo, estão instituições como a Universidade Metodista de São Paulo (UMESP), Universidade Estácio de Sá (UNESA), Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS), Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Universidade Salvador (UNIFACS), Universidade Estadual do Vale do Acaraú (UVA), Universidade Católica do Salvador (UCSAL) Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL), Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) e várias outras.

As 10 melhores universidades

? 1º- USP – SP

? 2º – UFMG – MG

? 3º – UFRJ – RJ

? 4º – UFGRS – RS

? 5º – Unicamp – SP

? 6º – Unesp – SP

? 7º – UFSC – SC

? 8º – UnB – DF

? 9º – UFPR – PR

? 10º – UFSCar – SP

Fonte: Por Milton Júnior (Aracajufest)