Os dias de encerramento da Semana Nacional de Trânsito em Aracaju foram marcados pela mobilização de estudantes universitários por mais paz e responsabilidade no trânsito. Na quarta-feira, 24, foi realizado o II Seminário de Mobilidade Urbana e Segurança Pública na Universidade Tiradentes, no campus da Farolândia.
O Projeto Sons no SUS da Secretaria da Saúde de Aracaju abriu o dia de debates, levando música e cultura ao seminário. Representando a Saúde do Município, a coordenadora de Promoção à Saúde, Maria Antonia Maia d’Ávila, foi convidada para abertura do evento cujo tema foi ?Cidade para as Pessoas: Proteção e Prioridade ao Pedestre’, uma abordagem voltada para a responsabilidade dos pedestres na prevenção de acidentes de trânsito.
Maria Antonia Maia d’Ávila reforçou que a secretaria, através da Coordenação de Promoção da Saúde (Cops) e Núcleo de Prevenção e Acidente (Nupeva), é parceira da Semana Nacional do Transito desde 2013. “Atuamos em conjunto com a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) e diversos órgãos e entidades de trânsito que também integram o Comitê Municipal de Mobilização pela Saúde, Segurança e Paz no Trânsito (Comsepat). Somamos forças para atingirmos metas como a redução do número de acidentes, pois, hoje a violência no trânsito representa um problema de saúde pública, causa de milhares de mortes no país e também representa custos altos para os serviços públicos de saúde, requerendo mais leitos e tratamentos pelo SUS”, explicou.
A coordenadora do Cops acrescentou que a Saúde também está envolvida em ações de implantação do Projeto Vida no Trânsito em Aracaju. O projeto é um incentivo do Ministério da Saúde que visa estimular e subsidiar os municípios brasileiros para a realização de ações voltadas à redução de acidentes e mortes no trânsito.
Na programação do seminário houve atrações como as palestras: “Andar a pé na cidade:considerações sobre nosso cotidiano” com Dr. César Henrique, coordenador do curso de Urbanismo da Universidade Federal de Sergipe (UFS); “O caminhar pelas calçadas – Um modal possível em Aracaju” com Heitor Gabriel de Morais Santos, aluno de arquitetura da UFS. A tarde de encerramento foi programada com mesa redonda com o superintendente da SMTT, Nelsom Felipe, houve ainda o lançamento da cartilha calçada livre com as arquitetas Alana Lucia e Dora Neuza.
Fonte: SECOM Aracaju