Praticar atividade física regularmente traz muitos benefícios a saúde, entre eles, a redução do peso corporal devido ao aumento do gasto energético, melhora da coordenação motora e da capacidade cardiorespiratória, diminuição do estresse, do risco de hipertensão, da obesidade, do diabetes, reduz os níveis de estresse, aumenta a disposição.
Os praticantes de atividade física seja leve, moderada ou intensa, devem ter uma alimentação balanceada, que contenha carboidratos, proteínas, lipídeos, vitaminas, sais minerais e água na quantidade adequada.
O consumo diário de cereais, leguminosas, legumes, verduras, frutas, carnes. Leite e derivados é fundamental para manutenção da saúde do esportista profissional ou não. Os nutrientes fornecem a energia que o corpo precisa para suportar os exercícios sem comprometer a saúde.
Principais componentes da dieta:
? Carboidratos 55% a 65% das calorias fornecidas pela alimentação
É a maior fonte de energia utilizada durante os exercícios e deve ser reposto constantemente, uma vez que os estoques são baixos no organismo. Para manter a energia até o final da atividade física consuma alimentos ricos em carboidratos como: macarrão integral, pão integral, bolachas, frutas, barra de cereais, preferencialmente uma hora antes do exercício.
? Proteínas 10 a 20% do total das calorias da alimentação diária
Algumas pessoas pensam que quanto maior for o consumo de proteína, maior será o aumento de massa muscular, passando a consumir desnecessariamente grande quantidade deste nutriente sem orientação nutricional, o que pode levar a problemas de saúde.
? Lipídios de 20 a 30% do valor energético diário
Prefira às gorduras mono e polinsaturadas evitando as gorduras animais que são saturadas e prejudiciais à saúde. A pratica de atividade física com o objetivo de perda de tecido adiposo deve ser acompanhada de baixa ingestão de lipídeos na dieta, para os resultados serem obtidos mais rapidamente.
? Água e eletrólitos
Hidratação é primordial antes, durante e depois do exercício excelente para o desempenho físico. Não se deve esperar sentir sede para tomar água, ela é um sinal de desidratação, a ingestão de líquidos é recomendada que ocorra a cada 15 minutos de exercícios e seja continua após a atividade física, ate a reposição de todo liquido perdido.
Para ter saúde e peso equilibrado, o ideal é ter bons hábitos de vida: alimentar-se de forma saudável e não desistir da atividade física.
“Pratique atividades físicas e cuide do seu corpo e da sua mente”
Ciclo Nutri
www.ciclonutri.com