Construído há menos de quatro meses, o caranguejo gigante da Praia de Atalaia, que já se tornou uma atração para quem passeia pelo local, foi alvo de vândalos que picharam a escultura. O monumento, que chama a atenção por seu tamanho e pela sutileza de detalhes, está sendo restaurado pelo Governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra) para em breve voltar a ser o belo cartão postal da capital aracajuana.
Responsável pela criação e restauração da peça, o escultor Ary Marques Tavares, 34, que trabalha montando e pintando peças e monumentos, se diz bastante triste com a atitude de algumas pessoas que teimam em depredar o patrimônio público.
?Fico bastante chateado quando a própria população sergipana não respeita nem o que diz respeito a sua cultura, infelizmente essa é uma prática constante?, relata. Atuando há cerca de 20 anos na área, considera o Caranguejo da Orla seu principal trabalho. ?É um grande orgulho ter uma obra minha num ponto turístico tão importante de Aracaju e perceber que ela se tornou muito conhecida pela população local e pelos turistas?, comenta o escultor.
“Caranguejaço”
A escultura gigante do crustáceo mede sete metros de comprimento e 2,30 m de altura, e foi instalada na entrada do maior corredor gastronômico da capital – a Passarela do Caranguejo. Foram dois meses de trabalho para que o caranguejo gigante ficasse pronto. Ele foi todo moldado na argila e depois confeccionado em fibra de vidro e pintado com tinta automotiva, para resistir ao sol e a chuva. ?Foi uma grande satisfação fazer o Caranguejaço e saber que ele simboliza um produto que os sergipanos e turistas adoram. Sem dúvida alguma, é uma obra que simboliza o Estado e eterniza nossa gastronomia?, relatou o artista na ocasião de sua inauguração.
Fonte: infonet.com.br